A sociedade deve procurar soluções para além da economia, diz Patriarca de Lisboa
2003-06-26 13:41:03

O Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, considera que o Estado não pode ser visto como um inimigo do cidadão e pede soluções que ultrapassem o âmbito económico.

Numa entrevista colectiva ao jornal Público, à TSF e à SIC Notícias, a propósito dos 25 anos da sua ordenação episcopal, o Cardeal sublinhou que as dificuldades económicas vividas em Portugal são uma consequência do que se passa em toda a Europa.
“A economia tem um peso demasiadamente grande na busca das soluções para a sociedade. Portugal, neste momento, não está nem melhor nem pior que a Espanha, a França e que a Alemanha. Estão em estados diferentes, mas os problemas repercutem-se e estas grandes crises decidem-se à volta de uma mesa”, revelou.
Na entrevista, o Cardeal-patriarca de Lisboa admitiu que a Igreja perdeu força na sua capacidade de denunciar as injustiças, assumindo que a sua principal vocação deve ser "suscitar uma esperança objectiva, objectivada em valores".
“O que se espera da Igreja é uma atenção muito concreta. Sempre fui muito sensibilizado ao princípio da competência. A honestidade e a competência são duas componentes importantes para estarmos ao serviço dos outros e da sociedade”. explica
D. José Policarpo confia em que os católicos atribuam à Igreja os 0,5 por cento do IRS que o Estado redistribuirá por instituições da sociedade civil. E diz que o Patriarcado teve um défice de 275 mil euros.
Noutra passagem da entrevista, o Patriarca lembrou que as pessoas têm o direito de emigrar mas o Estado tem a “obrigação de regulamentar a imigração”, falando a propósito da carta de organizações católicas a Durão Barroso.
O programa 70x7 e a Agência ECCLESIA irão apresentar uma entrevista exclusiva com o Patriarca onde estes e outros temas serão tratados. O programa televisivo vai para o ar no dia 29, pelas 10h00 e no dia 30 a entrevista estará disponível em www.agenciaecclesia.org