paroquias.org
 

Notícias






Dia Mundial de Luta Contra a Droga
2003-06-26 13:36:27

A Associação Famílias é uma IPSS vocacionada para o apoio, promoção e defesa dos direitos da Instituição Familiar. Sendo assim, não pode ficar alheia à comemoração, no 26 de Junho, do Dia Mundial da Luta Contra a Droga, assinalado em todo o mundo pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A problemática da droga tem é uma realidade socialmente mutante que afecta os indivíduos, as famílias e a sociedade em geral de uma forma transversal em relação ao género, estatuto social, cultural e económico dos envolvidos. Contudo, assistimos preocupados ao aumento exponencial que esta problemática tem tido nas camadas mais jovens da população e na sua infiltração cada vez mais profunda no tecido social não só urbano mas também rural.

Estamos conscientes que a realidade dos consumos de drogas tem vindo a mudar significativamente ao longo desta última década, e por isso, as organizações com responsabilidades na área não poderão deixar de estar particularmente atentas à diminuição do consumo de algumas substâncias, cujos efeitos no ser humano estão, apesar de tudo, devidamente estudados e conhecidos, contrabalançada negativamente pelo aumento do consumo de novas substâncias, sobretudo de origem química, potencialmente mais perigosas e nefastas e cujos efeitos no ser humano ainda não são devidamente conhecidos pela própria comunidade científica. Estes consumos ocorrem sobretudo em indivíduos mais jovens, muitas vezes adolescentes ou mesmo crianças.

Também não nos podemos alhear de forma alguma neste dia, ao flagelo que algumas drogas lícitas, como o tabaco e o álcool representam na nossa sociedade, sendo esta última a droga que mais continua a matar no nosso país, sendo também responsável por uma elevada taxa de morbilidade a ela associada.

Ao longo de mais de 10 anos, a Associação Famílias tem vindo a desenvolver uma acção global e estruturada no âmbito da Prevenção Primária das Drogas, integrada em inúmeros programas nacionais e europeus.
De entre eles destacam-se o da UNIPREV (United Prevention) com sede na Bélgica. Esta acção preventiva tem sido promovida de forma sistemática numa perspectiva global, comunitária e coerente, de modo a atingir várias franjas populacionais, crianças, jovens, adultos e idosos, pais e filhos, professores e outros educadores.

Ao longo do último ano lectivo, esta associação, através do projecto ENFORMA, financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), tem promovido a formação de pais, de uma forma global mas particularmente incidente da temática da prevenção das drogas. Os nossos formadores têm percorrido um pouco todo o distrito e chegaram já a muitas dezenas de pais, em escolas, ATL, associações de moradores, Planos Municipais de Prevenção, entre outros, que têm pedido e recebido esta formação suplementar.

Não podemos deixar de, neste dia, fazer um veemente apelo a todos os pais e educadores em geral para que se tornem agentes activos e interventivos, constituindo-se como actores indispensáveis na mudança de atitudes e comportamentos, em particular dos mais jovens.
Por isso neste dia, a Associação Famílias está a promover a distribuição, em livrarias, papelarias e alguns espaços comerciais da cidade, de um pequeno marcador de livros alusivo a esta data no qual relembramos a todos os responsáveis pela educação dos mais novos, de acordo com as indicações da OMS, algumas atitudes e comportamentos que estes devem promover nos seus filhos e educandos.

Numa outra vertente tem vindo a ser desenvolvido o Projecto PÁRA-CHOQUES, apoiado pelo mesmo Quadro Prevenir II do IDT, no qual o foco principal de intervenção são os filhos dos toxicodependentes, para os quais criámos um gabinete técnico social, onde, em parceria com a Sub-região de Saúde de Braga, o Hospital de S. Marcos, o CAT de Braga, a Universidade do Minho e as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, tentámos no dia a dia conhecer a realidade de vida destas crianças e jovens e colmatar algumas das lacunas sociais que por vezes enfrentam.

Gostaríamos por fim de salientar que a Comemoração de um Dia Mundial como o de hoje não deve ser um motivo de especial comemoração, antes de reflexão e mobilização para a acção, relembrando que não é também com uma atitude derrotista e negativista que se enfrenta uma problemática tão forte e poderosa como a da droga.

Que o 26 de Junho seja para todos, o dia de recordação do que de muito bom tem sido feito a bem desta grande batalha e sobretudo do muito caminho que falta percorrer, para que todos juntos possamos vir a engrossar as fileiras deste grande combate da sociedade contemporânea.

A Associação Famílias

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia