Paróquia dos Milagres vai à Turquia
2001-02-21 19:04:01

Após ter realizado duas peregrinações à Terra Santa – Israel – e uma outra que, durante quinze dias percorreu a Espanha, França e, sobretudo, a Itália aí está a paróquia dos Milagres a preparar mais uma viagem-peregrinação, desta vez, à Turquia.

Acompanhados pelo pároco da freguesia, P. Jacinto Gonçalves os participantes deixarão Portugal, saindo do aeroporto de Lisboa, no dia 18 de Junho e regressarão uma semana depois, dia 25.
Uma vez chegados à Turquia, a descoberta deste país começa com uma visita clássica a Istambul, com destaque para o Hipódromo Romano, Mesquita Azul e Santa Sofia, obra prima da arquitectura Bizantina, considerada por muitos como a Oitava Maravilha do Mundo. Um passeio de barco pelo Bósforo e a visita ao Palácio Topkapi habitado pela dinastia Otomana durante mais de 400 anos encerram, em traços largos, a visita a Istambul.
Já em Ankara, escolhida para capital da nova República da Turquia, será visitado com especial atenção o Mausoléu erguido em honra de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República, e o Museu das Civilizações da Anatólia.
Viajando depois para a região da Capadócia, serão visitadas algumas aldeias típicas da Anatólia, passando pelo Lago Salgado. Na Capadócia os “turistas” partirão à descoberta duma região maravilhosa e única no mundo, onde natureza, caracterizada por antigas erupções vulcânicas, foi enriquecida com a chegada dos primeiros cristãos que escolheram esta região para se refugiarem às perseguições dos romanos.
A peregrinação vai, praticamente, terminar em Éfeso, cidade onde S. Paulo pregou muitas vezes e São João escreveu o seu Evangelho. Serão visitadas as ruínas da cidade antiga, o Templo de Adriano, a Ágora, a Biblioteca de Celso e a casa onde, segundo uma antiga tradição, a Virgem Maria viveu os últimos anos da sua vida.
Se alguém tiver interesse em juntar-se à Paróquia dos Milagres e participar nesta viagem-peregrinação pode contactar o pároco dos Milagres (P. Jacinto – 914068069) ou a Agência de Viagens e Peregrinações “Fátima Mundi” (249 532970), na Rua Jacinta Marto, em Fátima. – P. Jacinto