POVO QUER SINO A TOCAR
2003-06-22 13:20:45

A população de Gestaçô, apoiada pela Junta de Freguesia, está decidida a enfrentar o Tribunal, onde espera que a ordem de silenciamento do sino da igreja local seja revogada, e acusa um habitante da freguesia, que ali herdou uma quinta e morou durante muitos anos no Porto, de ter gerado uma "guerra" com o padre e o povo, que se manifestou junto da Câmara Municipal de Baião.

O CM esteve em Gestaçô e falou com António Vasconcelos Mota, a pessoa visada, que começou por dizer que apenas quer que o relógio não toque de noite, de acordo com a Lei Geral do Ruído.

"O padre recebeu uma carta do senhor bispo para desligar o relógio, mas nada fez, e as leis são para se cumprir. Este é um problema com a Igreja e não com o povo nem com a Junta de Freguesia, como querem fazer crer", refere António Vasconcelos Mota, para quem a Igreja e o relógio não são "símbolos políticos".

"Eu até ofereci um relógio para a Igreja, que parece estar metido numa gaveta. Despertar de noite, e de hora em hora, é que não pode ser. Espero que o tribunal resolva o caso". A lei diz que os sinos das igrejas só podem tocar entre as 9 e as 22 horas.

Fonte CM