Jubileu Episcopal do Cardeal Patriarca
2003-06-25 16:29:04

D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, está a celebrar o seu Jubileu Episcopal. Foi ordenado bispo há 25 anos, em 29 e Junho de 1978, no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa. (Ver curriculum em www.patriarcado-lisboa.pt em Patriarca de Bispos).

Embora todo o Ano Pastoral em curso tenha sido marcado pelo Jubileu Episcopal, aproxima-se a quadra mais significativa, pontuada por iniciativas especialmente programadas para expressar ao Cardeal Patriarca de Lisboa e à Igreja no Patriarcado os sentimentos de reconhecimento cívico e de comunhão eclesial que a já longa carreira de bispo de D. José Policarpo suscitam.

Antes de enumerar o programa desta quadra celebrativa, recordam-se os acontecimentos marcantes do presente Ano Pastoral de clara referência ao Jubileu Episcopal.

. Visita Pastoral à Vigararia da Amadora (Janeiro a 1 de Junho de 2003)

. Catequeses Quaresmais 2003 cujo tema foi precisamente o Sacerdócio

Quadra Celebrativa

15 de Junho – Domingo da Santíssima Trindade, Dia da Igreja Diocesana, este ano em Fátima, para onde é convidado a peregrinar nesse dia o Patriarcado de Lisboa, em correspondência ao desejo expresso pelo Cardeal Patriarca ao apresentar o Ano Pastoral corrente: “Desejaria que a Diocese me acompanhasse em peregrinação a Fátima, no Dia da Igreja Diocesana, colocando sob a protecção de Maria a nossa Diocese e todo o trabalho Pastoral.”

Programa – Horário

No Santuário de Fátima. Preside o Cardeal Patriarca
10h15 – Recitação do Terço na Capelinha das Aparições, com meditação orientada por D. Manuel Clemente
11h15 – Missa concelebrada no Altar do recinto. Em anexo, o texto da homilia com o respectivo embargo
26 de Junho – Os bispos portugueses reúnem-se à volta do Cardeal Patriarca em dois momentos: numa Concelebração Eucarística na Capelinha das Aparições, às 12 horas, e no lançamento das “Obras Escolhidas” de D. José da Cruz Policarpo, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, às 18 horas. A edição das Obras tem a chancela da Universidade Católica Editora. Faz a apresentação D. António Augusto dos Santos Marto, bispo auxiliar de Braga.

Segue-se um jantar de confraternização com o Episcopado, Reitor e Professores da UCP, também nos locais da Universidade Católica.

28 de Junho – Evento Cultural, “A Memória é um tecido de vozes”, (um espectáculo de luz e som), às 21h30, na Igreja de S. Vicente de Fora, aberto à cidade de Lisboa, inspirado nas prioridades pastorais do Cardeal Patriarca.
29 de Junho – Mosteiro dos Jerónimos, às 16 horas, ordenação de Presbíteros e Diáconos. Às 19 horas haverá jantar e convívio com o Clero do Patriarcado no Seminário dos Olivais.