paroquias.org
 

Notícias






PAPA EXORTA JORNALISTAS A TRABALHAR PELA PAZ
2003-06-02 14:53:20

O Papa João Paulo II apelou ontem aos meios de Comunicação Social para trabalharem pela paz, durante as celebrações do "Angelus" a que assistiram milhares de peregrinos reunidos na praça São Pedro, em Roma.

Recordando que no domingo de Ascensão a Igreja Católica celebra o "Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social", o Papa sublinhou o "papel dos 'mass media' na construção de um mundo pacífico, fundado na verdade, na justiça, no amor e na liberdade".

"De facto, os meios de Comunicação Social podem dar um contributo eficaz derrubando as barreiras da desconfiança, encorajando a compreensão e o respeito recíprocos", acrescentou ainda João Paulo II.

"Relatar a verdade"

Nas suas palavras, o Papa sublinhou a vocação e o profissionalismo dos jornalistas como a melhor bagagem do seu testemunho da paz, numa mensagem paralela à sua alocução, em que recordou o dever dos profissionais de informação de "procurar e relatar a verdade".

Nesta comunicação, similar à que foi difundida por ocasião das festividades de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, João Paulo II sublinhou ainda que a busca da verdade pressupõe a existência de plena liberdade, a par da honestidade profissional.

A independência dos profissionais dos meios de Comunicação, sem pressões "dos ricos e do poder político", bem como o seu sentido de responsabilidade, foram os eixos centrais da mensagem do Papa.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia