paroquias.org
 

Notícias






Padre Português à Frente dos Dehonianos
2003-05-28 17:18:11

O padre José Ornelas Carvalho foi ontem eleito, em Roma, para superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, conhecidos por Dehonianos, por terem sido fundados pelo padre francês Leon Dehon. O padre Ornelas Carvalho foi eleito por 65 votos, entre os 81 delegados que representam os 2300 padres dehonianos presentes em cerca de 30 países.

Saturino Gomes, ex-director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e também dehoniano, identifica o seu agora novo geral como uma pessoa de grandes qualidades humanas e espirituais, expansivo, capaz de fazer pontes e com uma boa capacidade de trabalho.

Ornelas Carvalho, que tinha sido reeleito para um segundo mandato como superior dos dehonianos em Portugal, nasceu em Porto da Cruz (Madeira), em Janeiro de 1954. Fez um estágio missionário em Moçambique, foi ordenado padre em 1981 e fez estudos teológicos em Lisboa, em Roma e em Jerusalém, especializando-se na área bíblica - a sua tese de doutoramento, concluído em 1997, tem o título "Caminho de Morte, Destino de Vida" (ed. UCP).

Há 140 padres dehonianos portugueses, alguns dos quais trabalham em missões em Madagáscar, Índia e Moçambique, estando prevista para breve a criação de uma missão em Angola.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia