Diocese sadina fixa regras a fotógrafos
2001-02-18 12:05:06

Os fotógrafos têm novas regras para exercer a actividade nas igrejas de Setúbal. Os vigários da diocese acabam de produzir um documento que consagra um conjunto de princípios orientadores, a respeitar em actos litúrgicos, como casamentos, baptizados, comunhões solenes e primeiras comunhões.

Segundo o pró-vigário geral, padre José Lobato, "a decisão surge na sequência de alguns abusos da parte dos fotógrafos, que, na ânsia de tirarem as melhores fotografias e obterem as melhores posições, perturbam o ambiente de uma celebração litúrgica". O sacerdote salvaguarda o facto de as novas regras serem essencialmente dirigidas a fotógrafos amadores, "já que os profissionais sabem o que fazem e onde se devem colocar".
"Muitas pessoas usam vídeos para filmar as cerimónias e flashs que causam perturbação. Passam frente aos sacerdotes e, às vezes, até pedem repetição dos actos, para melhor os fixarem", observa o padre o pró-vigário geral. "Estamos certos de que as pessoas compreendem que este procedimento tem de ser regulamentado".
O fotógrafo Humberto de Sousa, profissional com anos de carreira, considera "compreensível" que a Igreja regule a actividade dos amadores. "As normas não podem ser aplicadas aos profissionais, porque sabemos perfeitamente como nos devemos movimentar sem perturbar as cerimónias", garante.
A medida, que entrou em vigor nas igrejas da Diocese de Setúbal no início deste mês, foi aprovada por todos os vigários e vai ser dada a conhecer aos intervenientes em qualquer cerimónia, antes do início.

Fonte JN