paroquias.org
 

Notícias






Congresso Católico Internacional Ensaia Evangelização nas Cidades
2003-05-25 12:05:16

Uma iniciativa para debater e ensaiar como se pode, hoje, evangelizar nas cidades. Os bispos católicos de Lisboa, Viena, Paris e Bruxelas decidiram organizar, em conjunto, o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), para ser cumprido em quatro etapas.

A primeira começou ontem à noite, na capital austríaca. Prolonga-se por 10 dias e prevê iniciativas tão diversas como missões e debates nos cafés e "bistrots" de Viena, comédias musicais e concertos, encontros com pessoas sem-abrigo, missões nas ruas e no metro.

Com o congresso, os cardeais querem também atingir de modo especial os jovens. "Pensar privilegiadamente nos jovens não é uma estratégia, é uma solicitude de amor", afirmam os quatro principais responsáveis: além do patriarca de Lisboa, também os cardeais Christoph Schönborn (Viena), Godfried Danneels (Bruxelas) e Jean-Marie Lustiger (Paris).

Na carta que convocava a reunião, os cardeais afirmavam, sobre as gerações mais novas: "Conhecemos os seus ideais e utopias, a sua conatural abertura aos verdadeiros valores evangélicos, as dificuldades que enfrentam num mundo demasiadamente feito e decidido pelos adultos, as suas fragilidades e incoerências e as ameaças que sobre eles pesam, provindas do materialismo envolvente, do espírito consumista e do gosto pelo risco e pela aventura."

Daí que a dinâmica da primeira etapa deste congresso internacional tenha um conjunto de actividades pensado para os jovens. Depois da festa de abertura, que se realizou ontem à noite, na Praça de Santo Estêvão, estão previstos concertos e eventos culturais, uma manifestação de jovens com a presença de artistas de vários pontos do mundo, a realização de percursos culturais e espirituais pela cidade e excursões guiadas a monumentos religiosos e museus.

Debates sobre os habitantes das grandes cidades, testemunhos de experiências de presença cristã em meios urbanos e de trabalho com os mais pobres e um debate sobre arte e cultura, com a participação dos quatro cardeais, são outras actividades previstas. Do Patriarcado de Lisboa participa uma delegação de cerca de 100 pessoas. Além do patriarca, como conferencistas, estarão também presentes, entre outros, o antigo ministro da Educação Roberto Carneiro, o reitor da Universidade Católica, Manuel Braga da Cruz, e o actual presidente do Conselho Económico e Social, Alfredo Bruto da Costa.

Depois de Paris, em 2004, será a vez de Lisboa receber a terceira etapa do congresso, em 2005. Bruxelas, no ano seguinte, será a última.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia