paroquias.org
 

Notícias






Ortodoxos e católicos discutem em Roma o ministério do Papa
2003-05-22 20:06:09

O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos organiza um simpósio académico com a participação de ortodoxos e católicos sobre o tema do ministério do bispo de Roma, a decorrer desde ontem, 21 de Maio.

A iniciativa obedece ao convite lançado por João Paulo II na Encíclica "Ut unum sint" sobre a necessidade de "encontrar uma forma de exercício do primado, que sem renunciar de nenhum modo ao essencial de sua missão, se abra a uma situação nova", segundo explica um comunicado do organismo vaticano.
O simpósio procura, também, encontrar "formas com as quais este ministério possa realizar um serviço de fé e de amor reconhecido por uns e outros". Nesta acção participam oito reitores (quatro católicos e quatro ortodoxos), sete especialistas católicos e onze delegados em representação de algumas Igrejas ortodoxas.
Os temas que em debate até dia 24 de Maio são o fundamento bíblico do primado; o primado nos Padres da Igreja, o papel do Bispo de Roma nos concílios ecuménicos, o primado em relação com o Concílio Vaticano I e o primado entre os teólogos ortodoxos mais recentes.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia