paroquias.org
 

Notícias






Santuário de Fátima Prepara Transmissões na Internet
2003-05-20 18:53:00

O Santuário de Fátima está a preparar a transmissão on-line das celebrações religiosas e grandes peregrinações, através de câmaras colocadas no interior do recinto e ligadas à Internet. Segundo Sérgio Carvalho, do Serviço de Imprensa do Santuário, a reformulação da página na Internet deverá ser apresentada até final deste mês, enquanto serão estudadas as localizações das câmaras de filmar, que terão uma ligação directa ao endereço do Santuário.

A página (www.santuario-fatima.pt), que já é muito procurada, pretende ser uma "porta de entrada" para muitos peregrinos, explicou aquele responsável, salientando que a renovação é uma necessidade sentida por muitos católicos. Ligações a outras instituições religiosas, homilias e toda a informação associada ao Santuário serão também incluídas no novo endereço virtual do Santuário de Fátima, explicou Sérgio Carvalho.

O responsável pelo serviço de informação anunciou ainda a edição de um boletim denominado "Fátima, Luz e Paz", que pretende reforçar a ligação e o "intercâmbio" entre o santuário e as instituições relacionadas com as aparições, e de um livro, durante o Verão, com as homilias proferidas em 2002.

Cardeal denuncia fome e terrorismo
Na homilia da missa de ontem, que encerrou as cerimónias do 13 de Maio, o cardeal José Saraiva Martins denunciou o que considerou a perda de sentido do pecado no mundo, elogiou o comportamento dos peregrinos de Fátima e condenou as situações de fome e pobreza, a injusta repartição da riqueza e o terrorismo internacional.

O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos afirmou que ninguém deve ficar indiferente ao "drama da fome e da pobreza extrema de tantos milhões de homens, numa época em que a humanidade tem, como nunca, nas suas mãos, os instrumentos aptos para operar uma justa partilha".

É inadmissível, acrescentou, que "80 por cento da população do planeta viva com 20 por cento apenas dos seus recursos", fazendo com que 1,2 mil milhões de seres humanos vivam com menos de um euro por dia. O cardeal, que presidiu ao processo de beatificação dos dois videntes de Fátima, alertou ainda para a "crescente exigência de concórdia e de paz" e lamentou a "exasperação de conflitos crónicos como os da Terra Santa, do Médio Oriente e de outras regiões da terra".

"A tudo isto vem juntar-se o terrorismo internacional nas suas novas e assustadoras dimensões", afirmou, salientando que "a história ensina que na origem das guerras estão sempre situações intoleráveis de injustiça e a negação de certos valores, sem os quais, como diz o Papa João Paulo II, uma democracia facilmente se converte em totalitarismo descarado ou dissimulado".

Esses conflitos "são fontes de indizíveis sofrimentos" e "exortam a consciência dos cristãos a empenhar-se e a rezar pela paz", considerou, apesar de "mesmo entre os baptizados que se confessam cristãos", se notar "uma grande apatia, uma falta de coerência, uma desarmonia entre a fé e o agir quotidiano, uma infidelidade aos valores e aos princípios que deveriam nortear e modelar a nossa vida".

As cerimónias do 13 de Maio contaram com a participação de umas 200 mil pessoas, de acordo com responsáveis do Santuário.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia