Igrejas se reúnem para debater tema das indulgências
2001-02-16 23:38:41

Representantes da Igreja Católica, da Federação Luterana Mundial (FLM) e da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas reuniram-se em Roma, nos dias 9 e 10 de fevereiro, e trataram o tema das Indulgências.

O encontro teve como objetivo esclarecer aspectos históricos, teológicos e pastorais a respeito das indulgências, assunto que suscitou profundas divergências entre católicos e as Igrejas nascidas da Reforma do século XVI. Não se tratou de chegar a um acordo sobre essa doutrina, mas de entender melhor as posições de cada confissão a esse respeito. O encontro foi organizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A posição católica sobre as indulgências foi apresentada pelo prof. Gerhard L. Mueller, de Munique (Alemanha), que falou sobre os "Aspectos históricos das indulgências", e pelo prof. Jard Wicks, de Roma, que dissertou "Como entender as indulgências". Pelo lado evangélico, falaram Michael Root, luterano, de Ohio, e Ellen Babinsky, reformada, do Texas, ambos dos EUA; e Theodor Dieter, luterano, de Estrasburgo (França), e George Sabra, reformado, do Líbano. Também participaram do encontro o cardeal Edward Idris Cassidy, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; o secretário geral da FLM, pastor Ishmael Noko, e o secretário geral da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas, pastor Setri Nyomi.