paroquias.org
 

Notícias






CRISE CHEGA ÀS SANTINHAS
2003-05-12 20:26:02

Os comerciantes de recordações de Fátima estão preocupados com o clima de recessão económica e não acreditam que a peregrinação de 12 e 13 de Maio, em que são esperadas mais de 300 mil pessoas, lhes permita estancar a quebra acentuada de receitas registada desde Janeiro.

A falta de dinheiro na carteira dos portugueses e da maioria dos turistas estrangeiros é a única razão que encontram para justificar a menor procura de velas, terços e rosários, crucifixos e imagens, quando em comparação com o ano passado.

“Se há crise, neste sector ainda se manifesta mais, porque não são bens de primeira necessidade. Há cada vez mais pessoas, mas vende-se menos uns 30 por cento”, afirmou Ilda Oliveira, há 12 anos estabelecida em Fátima, mesmo ao lado do Santuário.

Os primeiros produtos a serem colocados de parte pelos peregrinos são os de preço elevado, como os terços de cristal puro ou as imagens de Nossa Senhora em marfinite, substituídos por exemplares de outros materiais e dimensões reduzidas, mais baratos.

“No Dia da Mãe, as pessoas levaram lembranças, mas apenas as coisinhas mais acessíveis”, explicou Ilda Oliveira, que nota nos estrangeiros a mesma contenção na hora de abrir os cordões à bolsa para comprar a inevitável recordação de Fátima.

Neste contexto, seria admissível pensar que a peregrinação aniversária de Maio pudesse inverter a tendência, pelo menos por dias, mas o facto de coincidir com dias de trabalho traz os comerciantes desanimados. As prateleiras estão reforçadas, mas a esperança é contida.

“As pessoas acham tudo caro, vê--se que não há poder de compra, a crise está por todo o lado”, justificou Delmira Ferreira, também ela segura que o ano segue “muito mais fraco” do que o anterior e convencida de que as celebrações à segunda e terça-feira significam uma peregrinação com menos pessoas.

Apesar de tudo, a falta de afluência não é o problema. A ligação espiritual a Fátima assegura 5 milhões de visitantes por ano e a última Páscoa provou que as estadias se têm mantido a níveis idênticos. Em 2002, a peregrinação de Maio atraiu 400 mil pessoas, um número que apenas terá sido superado com as presenças do Papa João Paulo II.

Todavia, os comerciantes têm outra perspectiva e dizem que estes “nem sempre” são os melhores dias para o negócio das recordações. “Há muita gente, mas ficam nos comes e bebes. Primeiro está a barriga”, apontou Vicente Reis, proprietário de uma loja numa das ruas principais.

O programa da peregrinação começa hoje às 15h00 com a recepção aos peregrinos a pé, no salão da Casa de Nossa Senhora das Dores, junto ao posto de socorros, após o que se segue uma missa, na Basílica, às 18h30.

Nos próximos dias, os sentimentos centram-se no recinto do Santuário, com especial relevo para a procissão de velas (às 21h30 de amanhã) e a tradicional celebração do adeus, na terça-feira, a partir das 10h00.

PSP APERTA VIGILÂNCIA DURANTE TRÊS DIAS

A PSP vai ter 200 agentes das secções de intervenção rápida em Fátima desde as 08h00 de hoje até ao fim da tarde de terça-feira. A vigilância será feita a pé, de carro e de mota, com o apoio de câmaras de vídeo colocadas dentro e fora do recinto do Santuário. Da parte dos bombeiros estão envolvidos 50 homens, apoiados por 15 viaturas, um helicóptero e um carro de assistência rápida do INEM. O dispositivo está pronto para assegurar o socorro de doentes e responder a fogos e acidentes rodoviários. Entre o posto de socorros do Santuário e a auto-estrada há corredores de evacuação.

FLUIDEZ DO TRÂNSITO PREOCUPA AUTORIDADES

A peregrinação de Maio deve ‘atrair’ 100 mil carros, o que vai gerar um aumento considerável do trânsito. Impedir engarrafamentos, em Fátima e nos acessos, é uma das prioridades da polícia. Em www.psp.pt os peregrinos são aconselhados a usar a auto-estrada e a não abandonar o recinto logo após as cerimónias. Para deixar a viatura, há vários parques de estacionamento identificados. Na Internet, a PSP explica como passar a peregrinação em segurança. Manter o contacto com a família, ter cuidado com os carteiristas, com os falsos mendigos e com os falsos peditórios são alguns dos conselhos.

POSTO DE SOCORROS FUNCIONA COMO BANCO DE URGÊNCIAS

O apoio aos peregrinos de Fátima, na estrada e no recinto da Cova da Iria, é pensado ao pormenor. Estão preparados serviços de saúde, informação, alojamento e alimentação, acolhimento a perdidos, auxílio a confissões, lava-pés e admissão de doentes para bênção. Para isto, a estrutura habitual do Santuário é reforçada com 280 elementos da Associação Servitas de Fátima.

O posto de primeiros socorros, com médicos e enfermeiros em regime de voluntariado, funciona como um verdadeiro banco de urgências na Casa Dores, com entrada junto à livraria do Santuário. Os casos mais graves são de pronto encaminhados para o Hospital de Santo André, em Leiria. “Temos todas as condições para estabilizar as pessoas” e “assegurar os cuidados mínimos”, disse António Correia de Oliveira, da Associação Servitas.

Junto ao posto de socorros fica o lava-pés e a admissão de doentes para bênção, enquanto o serviço de informação e recepção a peregrinos a pé se situa ao lado da Capelinha das Aparições. O auxílio a confissões, com 50 sacerdotes envolvidos, está no Centro Paulo VI e o acolhimento a perdidos junto à Cruz Alta.

Este ano, os fiéis vão receber folhetos informativos sobre a pneumonia atípica. Os restantes conselhos são os do costume. Beber muita água, não estar muito tempo ao Sol, proteger-se do frio durante a noite, usar calçado confortável e combinar um ponto de encontro com os companheiros de viagem.

PROCISSÃO DE VELAS E ADEUS ELEVAM EMOÇÕES DOS FIÉIS

CARDEAL

“O Dia do Senhor é o senhor dos dias” é este ano o tema subjacente à peregrinação internacional de Maio, que é presidida pelo cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação da Causa dos Santos desde 1998. Natural de Gagos de Jarmelo, no distrito da Guarda, D. José Saraiva Martins tem 71 anos e foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II a 21 de Fevereiro de 2001, com o título de Diácono de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Reside em Roma e faz parte, também, da congregação para o Culto Divino.

PROGRAMA

O início oficial da peregrinação é às 18h30 de dia 12, na Capelinha. Às 21h30 começa a procissão de velas, com eucaristia pelas 22h30, no altar do recinto. Segue-se a noite de vigília, com adoração ao Santíssimo Sacramento (00h00), via sacra (02h00), celebração mariana (03h30), missa (04h30) e adoração com laudes do Santíssimo Sacramento (05h30). Às 07h00 é a procissão eucarística, às 09h15 o rosário, na Capelinha, e a partir das 10h00 a procissão, eucaristia, bênção dos doentes, consagração e adeus.

HISTÓRIA

A mensagem de Fátima começa a escrever-se a 13 de Maio de 1917, quando os pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco presenciam a primeira aparição da Virgem Maria na Cova da Iria. Os acontecimentos estão intimamente ligados aos segredos revelados por Nossa Senhora, sobre a conversão dos pecadores, a paz no mundo e a mudança na Rússia ateia e comunista. Vítima de atentado, João Paulo II torna-se o apa de Fátima, revela o terceiro segredo e beatifica Francisco e Jacinta na peregrinação de Maio de 2000.

BOMBA EM 2002

Um alerta de bomba que se revelou falso, no dia 13, marcou a peregrinação de Maio de 2002, a primeira após os atentados terroristas de 11 de Setembro. Afinal tudo não passou de uma bateria de máquina de filmar abandonada de forma indevida no local errado. Na Cova da Iria estiveram 400 mil fiéis e 100 mil carros, segundo a PSP, que considerou o número invulgar. O posto de socorros e a admissão de doentes atenderam 1.358 pessoas até ao início da tarde do dia 13, o serviço de lava-pés 1.478 e o auxílio a confissões 4.979.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia