CONSELHOS AOS PEREGRINOS A PÉ
2003-05-12 20:58:06

Quem pode peregrinar a pé?
Toda a gente desde que tenha saúde e idade. Mas tenha-se em conta a que a caminhada pode agravar várias doenças, por exemplo dos ossos, coração e pulmões. As crianças pequeninas nem em carrinhos se devem trazer. As grávidas correm riscos sérios, tanto para si como para o feto.

Que cuidados há que ter com os pés?
Oito dias antes da partida, mergulhe-os diariamente em água quente com sal. Faça isso, se possível, ao fim de cada jornada; e tenha as unhas sempre bem cortadas. Ou não sabe o que é uma unha encravada? Prevenir é melhor que remediar.
Dê liberdade aos seus pés: use sapatilhas ou botas de desporto, largas e cómodas. Chinelas só para andar em casa.Calce meias de lã, algodão ou felpo, mas do avesso, para que as costuras não lhe façam bolhas nos pés. Nada de meias de fibra, nem também ligas, que lhe impedem a circulação. Nas paragens descalce-as, para arejar.

E as outras roupas?
Todas sejam leves, largas, claras, também de lã ou de algodão, sem fibras nem nylon. Q que protejam bem todo o corpo, cabeça, tronco e pernas acima do joelho. O sol e o ar da caminhada espreitam a sua pele! Evite as queimaduras e as alergias. Leve um creme para os lábios e para o rosto.

Quantos quilómetros por dia?
O máximo trinta, mas no primeiro dia nunca mais de cinco por hora. Nos dias seguintes poderá ir até sete por hora. Saiba usar a cabeça para dominar o entusiasmo ou a pressa!
Aproveita a viagem para uma cura alimentar
Beba muita, mesmo muita água. Mas se recorrer a água dos poços, ponha-lhe à razão de duas gotas de lixívia por litro, para desinfectar. Nunca se sabe onde moram os micróbios!
Coma pouco de cada vez e muitas vezes ao dia. Comida leve e fresca (!), e muita fruta. Cuidado com as comidas retardadas, mesmo em restaurantes improvisados à beira da estrada, e com os fritos.
Uma longa peregrinação pode equivaler a uma cura dietética, por exemplo, para quem tem peso a mais. Já agora: porque não prometer também abster-se de álcool e não fumar durante a peregrinação?
Mas não prometa sem comer nem beber; porque isso pode ser temerário, ou mesmo penoso.
Para ser completo: leve uma pilha. E porque não faixas fluorescentes para a noite? Temos de andar com os tempos!

Conselhos práticos:
- Proteger a pele contra os raios solares: face, mãos e pernas. Usar cremes ou manteiga de cacau. (À venda nas farmácias).
- Calçar um par de meias de algodão e depois um a dois pares de meias de lã, de preferência brancas.
- Lavar os pés de manhã e à noite, com água quente e qualquer sal de farmácia ou mesmo de cozinha.
- Tendo feridas ou bolhas, não tirar a pele mas desinfectar com mercúriocromo e procurar um posto de assistência, na estrada ou no hospital.
- Tratar das unhas dos pés: nem muito curtas nem cumpridas.
- Usar sapatos não apertados (um número acima do habitual). O melhor são botas de basquetebol.
- Pôr talco anti-transpirante entre os dedos dos pés.
- Não andar mais de 30 a 40 quilómetros por dia.