paroquias.org
 

Notícias






PAPA JOÃO PAULO II DIZ CONFIAR EM FIDEL
2003-05-02 10:16:27

O Papa João Paulo II continua a “confiar” no presidente cubano, Fidel Castro, e está convencido de que, com “o diálogo contribui-se para a democratização do país”, afirmou o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Angelo Sodano.

O Sumo Pontífice “não se arrependeu da confiança que deu a Fidel Castro”, acrescentou o “número dois” do Vaticano, à margem de um congresso realizado em Castelgandolfo, a residência de veraneio do Santo Padre, nos arredores de Roma. De acordo com o cardeal Sodano, o Papa está convencido de que “o diálogo deve continuar para contribuir para a democratização do país. Recorde-se que, a 26 de Abril último, a Santa Sé divulgou uma carta reservada de Sodano ao ditador cubano, escrita por iniciativa de Sua Santidade. Na missiva, datada de 13 de Abril, Sodano, refere que o chefe da Igreja Católica se sentiu “profundamente aflito”ao conhecer “as duras penas impostas a numerosos cidadãos cubanos e, também, por algumas condenações à pena capital”.

Ontem, Fidel, perante milhares de pessoas, concentradas na Praça da Revolução, em Havana, por ocasião do 1.º de Maio, afirmou que "é preferível desaparecer da face da terra a renunciar ao legado revolucionário". Fidel garantiu ainda que Cuba "enfrentará todas as ameaças e não cederá a qualquer pressão", estando disposta a defender "a pátria e a revolução até à última gota de sangue". Os "denominados dissidentes" foram rotulados de "mercenários pagos pelo governo hitleriano de Bush", que "atraiçoa não só a sua pátria, mas toda a humanidade".

Em meados de Abril, Cuba ordenou também o fuzilamento de três jovens por alegado desvio de uma embarcação para fugirem para os EUA. "Houve uma onda de sequestros a que foi preciso pôr cobro, porque não podíamos ficar de braços cruzados, ou hesitar, ao estar em causa a sobrevivência do povo cubano", reconheceu Fidel, classificando de "mafia terrorista" a comunidade cubana em Miami, Florida.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia