João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
2003-04-30 23:12:50

João Paulo II bate hoje um novo recorde: passa a ocupar o lugar do quarto mais longo pontificado da história da Igreja Católica, ultrapassando em um dia o Papa Pio VI.

O mais longo foi, até agora, o de São Pedro, o primeiro da lista, mesmo se na altura ninguém falava em Papa ou em qualquer outro título. Pedro foi um dos discípulos que acompanhou Jesus Cristo e dele receberia o mandato de ser o "primus inter pares", de acordo com a tradição católica.

De acordo com os historiadores, Pedro terá desempenhado a sua função durante 34 ou 37 anos. O segundo na lista dos mais longos pontificados é Pio IX, que também ultrapassou o marco dos 30 anos: governou a Igreja Católica de Junho de 1846 a Fevereiro de 1878. O terceiro nesta lista é Leão XIII, o Papa que inaugurou o pensamento social católico contemporâneo com a encíclica "Rerum Novarum" ("Sobre as coisas novas"). Leão XIII ocupou o lugar durante 25 anos e cinco meses, entre 1878 e 1903.

Sendo estes dois dos pontificados mais longos da história, isso faz com que, descontando o primeiro século da era cristã, o XIX seja aquele que menos papas conheceu: apenas seis. No século I da era cristã (de facto, São Pedro só inicia "funções" depois do ano 30), registam-se cinco nomes na lista oficial: Pedro, Lino, Cleto, Clemente e Evaristo.

Pio VI (1775-1799), que até agora ocupava a quarta posição, foi Papa durante 24 anos, seis meses e sete dias. Na verdade, o seu pontificado foi mais breve: Pio VI, que morreu em Valence, foi deposto em 1798 e os Estados Pontifícios transformados numa república, com o acordo de Napoleão.

João Paulo II, eleito em 16 de Outubro de 1978, tomou posse no dia 22 seguinte. Hoje completa, por isso, 24 anos, seis meses e oito dias, mais um dia que o seu antecessor do século XVIII. No próximo dia 18 de Maio, completa 83 anos de idade.

Primeiro Papa polaco da história da Igreja Católica - o seu nome de nascimento é Karol Wojtyla -, João Paulo II detém outro recorde: foi ele que mais santos e beatos fez. Nestes quase 25 anos, proclamou 1310 novos beatos (o passo anterior à canonização) e 465 novos santos (de um total de 759 que existem, em toda a história do catolicismo). No próximo domingo, a lista passará a 470, tendo em conta as cinco novas canonizações que João Paulo II vai fazer, na missa que realizar na Praça Cólon, em Madrid.

Fim-de-semana em Espanha

As viagens são outra marca inédita. No próximo fim de semana, em Madrid, Wojtyla completará a sua 99ª viagem fora de Itália, sendo de longe o Papa mais viajado de sempre. Em Junho será a vez da Croácia, para a viagem número 100, e ainda nesse mês a Bósnia. A Mongólia pode ser visitada em Agosto, e a Eslováquia e Estrasburgo são outros destinos possíveis ainda este ano. Ontem mesmo surgiu a notícia de que a Suíça quer reservar Junho do próximo ano na agenda das viagens papais.

Tudo isto num clima em que Wojtyla, depois de uns cinco anos em que se foi acentuando a sua debilidade física, parece ter recuperado alguma da saúde perdida: sofrendo de Parkinson, nos últimos meses a sua voz ficou mais nítida, a cara já não se inclina sobre o ombro e os tremores na face e nas mãos já não são tão intensos.

Leg: João Paulo II é o Papa mais viajado de sempre

Fonte Público