Nota Episcopal para o mês de Maio
2003-04-27 11:04:19

1. No "ano do rosário", o mês de Maio requer atenção especial. A Carta Apostólica do Papa (que está no 25.º aniversário do seu pontificado e que perfaz 83 anos no dia 18) recomenda ardentemente a oração na Família e pela Paz. O gesto dos nossos Bispos presidirem à recitação do rosário na capelinha das aparições de Fátima, com transmissão pele Rádio Renascença, é também um apelo. A nossa 72.ª peregrinação ao santuário de Fátima, em tempo de trágica guerra, foi uma significativa Celebração da Vida e da Paz, num festivo Encontro de irmãos de todas as idades.

As comunidades (paroquiais e religiosas), bem com os movimentos de 'apostolado e espiritualidade, na nossa Diocese, têm feito sentir a necessidade da vida interior e a força da oração contemplativa. Neste mês de Maio todos somos convidados a retomar as "contas" do rosário, a fim de fortalecermos os elos da Vida, guiados pelos mistérios "luminosos", e caminhando decididamente com passos de Solidariedade e de Esperança.

2. A peregrinação internacional a Fátima será presidida pelo Sr. Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação da Causa dos Santos. O tema principal das homilias vai ser o 3.º mandamento de Deus, e condensa-se na frase mestra que diz que "o dia do Senhor é o senhor dos dias", para sublinhar que devemos recuperar a sacralidade da pausa semanal, de reencontro mais íntimo de cada um consigo mesmo, com os outros e com o Absoluto.
Os peregrinos de Fátima manifestam e realizam os diferentes itinerários da vida, e proclamam que todos os dias são tempo de salvação. Os que caminham a pé (com todos os cuidados, desde os sapatos até aos reflectores) testemunham o sentido da caminhada, com etapas e relacionamentos de partilha, até à chegada, que é Sinal do mais Além.
Neste mês de Maio 2003, vamos todos, mais novos e mais velhos, purificar a mente e o comportamento, à luz de Fátima, para que a Igreja e toda a Sociedade sejam uma Família. Na esperança e na Paz.

Leiria, 20 de Abril de 2003, Solenidade da Páscoa.

+ Serafim de Sousa Ferreira e Silva
Bispo de Leiria-Fátima