Novos projectos para a Catequese em Portugal
2003-04-25 10:58:04

Os responsáveis diocesanos da catequese da Infância e adolescência estão a ultimar um projecto de "catecismo catecumenal" e um "catecismo da Confirmação", de modo a enfrentar novos desafios com que as Dioceses portuguesas estão a ser confrontadas.

D. José Alves, Bispo auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal para a Educação Cristã, confirma, em declarações à Agência ECCLESIA, que "estamos a enfrentar uma grande mudança, a qual obriga à revisão dos catecismos para o ciclos dos 10 anos, que já estão em uso há algum tempo."
"Entre as novas realidade com que as nossas comunidades se estão a confrontar destaca-se a quantidade de crianças que aparecem na catequese sem serem baptizadas. Daí a necessidade de implementarmos um novo modelo de catequese, que as prepare para o Baptismo, pelo que se está a ultimar o projecto do catecismo catecumenal", revela o nosso entrevistado.
D. José Alves espera que dentro de pouco tempo exista um suporte prático para dar resposta a esta situação concreta.
O outro projecto que mereceu um tratamento destacado é o da preparação para a Confirmação. Este Sacramento, em Portugal, é normalmente administrado no fim dos 10 anos de catequese, mas o mesmo problema que se coloca com o Baptismo levanta-se aqui: há jovens que frequentaram a catequese durante alguns anos e que depois aparecem para o Crisma. D. José Alves afirma que "neste momento, estamos a recolher elementos que nos permitam dar resposta a estas situações que aparecem em número cada vez maior."
"A grande novidade destes projectos é oferecer um modelo com elementos que permitam aos catequistas enfrentar estas situações novas. Temos em mente, particularmente, algumas Dioceses com menos possibilidades, onde é impossível criar o seu próprio material", acrescenta
Os Bispos da Comissão Episcopal para a Educação Cristã, presidida por D. Manuel Pelino, e representantes de todas as Dioceses do país debatem em Angra do Heroísmo, nos Açores, o novo projecto de Catequese para Portugal, naquele que é o seu 42º encontro nacional.
"Sente-se a necessidade de actualização e adaptação aos novos tempos, como o próprio tema do encontro (Catequese num mundo em mudança) sugere. A mudança de mentalidade impõe que nos adaptemos à nova situação", explica D. José Alves.
O encontro prolonga-se até dia 26 de Abril.