paroquias.org
 

Notícias






Exortação pastoral sobre o mês de Maio
2003-05-03 21:57:12

Para os portugueses, o mês de Maio é popularmente conhecido, no ambiente cristão, como o "mês de Maria". Uma prática devocional que remonta ao século XVI, mas é, sobretudo, a partir do século XVIII que ela se desenvolve e se mantém até aos nossos dias.

Por isso "importa valorizá-lo como prática devocional, enriquecendo-os com elementos bíblicos e litúrgicos e enquadrando-o no tempo pascal em que ele se situa" - sublinha D. Manuel Madureira Dias, Bispo do Algarve, na Exortação Pastoral sobre "Celebração do mês de Maio", divulgada dia 17 de Abril.
Um documento, que apela aos pastores "que fomentem" a recitação do Rosário e exorta-os "à criatividade de formas, e ao aproveitamento das mais variadas oportunidades existentes na vida das nossas comunidades paroquiais". E adianta: "é uma excelente oração, da qual, de modo livre, nenhum cristão deveria dispensar-se". Para o bispo do Algarve, o rosário "é uma forma de oração simples, mas de profundo sentido contemplativo".
Na sequência das celebrações pascais, "tão ricas de significado teológico e litúrgico, apraz-me trazer à vossa consideração alguns pontos de reflexão pastoral, com aplicação prática já no próximo mês de Maio". Um mês dedicado a Maria mas que nos dias que correm "há quem faça acusações à forma de rezar, contida no Rosário, apelidando-a de árida, monótona e aborrecida". Em relação a estas objecções, o prelado algarvio faz suas as palavras de João Paulo II e salienta que "chega-se a uma ideia muito diferente, quando se considera (esta forma de rezar) como expressão daquele amor que não se cansa de voltar à pessoa amada".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia