Calendário de celebrações da Semana Santa presididas por João Paulo II
2003-04-16 20:56:52

João Paulo II presidirá a um intenso programa de celebrações durante a Semana Santa, onde apresentará a nova Encíclica sobre a Eucaristia e presidirá à Via-Sacra no Coliseu, dedicada ao povo iraquiano.

No Domingo de Ramos, 13 de Abril, o Papa abençoará os ramos de oliveira e celebrará a Missa da Paixão do Senhor na Praça de São Pedro às 10 da manhã (hora local, menos uma em Lisboa).
Na Quinta-feira 17 de Abril, às 9h30, o Papa presidirá na Basílica de São Pedro à celebração da Missa Crismal, sinal da estreita comunhão entre o Pastor da Igreja universal e os seus irmãos no sacerdócio ministerial.

ENCÍCLICA SOBRE A EUCARISTIA
Na tarde da Quinta-feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, momento culminante do ano litúrgico, com a Missa da Ceia do Senhor, que João Paulo II presidirá às 17h30 na Basílica de São Pedro.
Depois da homilia, acontecerá o rito do lava pés a doze presbíteros. Durante esse momento, haverá a colecta entre os presentes em favor da população afectada pela guerra no Iraque.
Este ano, durante os ofícios da Quinta-feira Santa, João Paulo II apresentará a sua encíclica dedicada à Eucaristia.

A VIA SACRA
Na Sexta-feira Santa, o Papa presidirá a celebração da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro às 17h00.
Posteriormente, deslocar-se-á ao Coliseu para presidir às 21h15 a Via Sacra, cujo texto redigiu e pregou ele próprio diante de Paulo VI e da cúria romana em 1976, quando era Arcebispo de Cracóvia.
"A terra converteu-se em um cemitério --escreveu o Papa--. Um grande planeta de campas (...); entre todas as sepulturas distribuídas nos continentes de nosso planeta, há uma na qual o Filho de Deus, o homem Jesus Cristo, venceu a morte com a morte".

VIGÍLIA PASCAL
No sábado 19 de Abril celebra-se a Vigília Pascal, na qual se comemora a noite em que Cristo ressuscitou. É a noite em que a Igreja permanece à espera da Ressurreição do Senhor e a celebra com os sacramentos da iniciação cristã.
Às 20h00, o Santo Padre abençoará o fogo no átrio da Basílica de São Pedro. Após a entrada processional na Basílica com o círio pascal e o canto do "Exultet", presidirá a Liturgia da Palavra, a Liturgia Baptismal e a Liturgia Eucarística.
No Domingo da Ressurreição, às 10h30 , João Paulo celebrará a Eucaristia na Basílica de São Pedro (no exterior) e distribuirá a Benção "Urbi et Orbi".