paroquias.org
 

Notícias






Bispos espanhóis dizem não a polémico "Dicionário de Pastoral"
2003-04-16 20:53:56

A Conferência Episcopal Espanhola advertiu que o "Novo Dicionário de Pastoral" produzido por um grupo de teólogos liderados por Casiano Floristán, contém observações doutrinais "especialmente graves".

Os Bispos expressaram suas reservas ao texto editado pelas Edições São Paulo e no qual participaram além de Floristán, teólogos dissidentes como Leonardo Boff, José Maria Castillo, Juan Antonio Estrada e Juan José Tamayo Acosta, entre outros.
O porta-voz da Comissão Episcopal de Doutrina da Fé, Pe. José Rico Pavés, explicou que "as observações doutrinais são as mais graves", e entre elas cita "que os mistérios centrais da Fé são apresentados despojados do seu conteúdo dogmático, esvaziados do seu sentido católico, incapazes de configurar a vida cristã".
A Comissão indicou que "o mais negativo deste dicionário, sem dúvida, está em apresentar os artigos centrais da Fé cristã longe de seu sentido original, 'reinterpretados' para, em algum caso, serem negados no seu sentido católico".
O especialista questionou que "alguns autores continuem a compreender a vida eclesial em chave dialéctica, de confronto contínuo e irreconciliável entre hierarquia e povo, igreja oficial e igreja de base, catolicismo oficial e catolicismo. Obviamente, o hierárquico e oficial apresenta-se com uma notável carga pejorativa".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia