Dia da Juventude em Portugal
2003-04-10 20:51:29

"Conservo na memória, como uma luminosa lembrança, as impressões em mim suscitadas durante os nossos encontros nas Jornadas Mundiais" - refere João Paulo II na Mensagem da XVIII Jornada Mundial da Juventude, a celebrar dia 13 de Abril, em todo mundo.

Este ano não haverá nenhum encontro de "massas" com o Papa mas as dioceses não esquecem este dia e alertam os jovens "para o papel que estes devem desempenhar na nossa sociedade" - disse à Agência ECCLESIA o Pe. Dinis Faísca, director do Secretariado da Pastoral Juvenil da diocese do Algarve. Na primeira celebração do Dia Diocesano da Juventude após a publicação das "Bases para a Pastoral Juvenil", o Pe. Dinis Faísca salienta que este documento foi analisado nas reuniões da vigararia e "brevemente teremos um encontro com D. Manuel Madureira Dias para em conjunto reflectirmos sobre esse mesmo documento". No outro extremo de Portugal, em Bragança, "estamos na fase de organização e restruturação da pastoral juvenil por isso os resultados do documento ainda são escassos" - afirma o Pe. José Bento Soares, director do secretariado.
Para a jornada diocesana, os jovens algarvios deslocar-se-ão, dias 11 e 12 de Abril, para Aljezur onde "farão uma vigília de oração à noite (dia 11), que terá como tema: Os jovens aproximam-se da paz". No dia seguinte farão uma caminhada, com cerca de 10 quilómetros, que terá como tema: Os jovens aproximam-se de Aljezur" e que será uma tentativa de actualizar, para os dias de hoje, "a entrada de Jesus em Jerusalém". A vila de Aljezur será a Jerusalém "dos tempos antigos" enquanto o Domingo de Ramos será celebrado "nas respectivas paróquias" - refere o Pe. Dinis Faísca.
No arquipélago dos Açores, o Dia da Juventude será comemorado na Ilha de S. Miguel com uma celebração eucarística nas Portas da Cidade e será antecedido com várias iniciativas de âmbito juvenil. De 10 a 16 de Abril, naquela ilha açoriana, haverá uma feira jovem e vários momentos musicais. Como realça o Pe. Norberto Toste Brum, as celebrações do Dia Mundial da Juventude terão os seguintes objectivos: "despertar e consciencializar os jovens para o Voluntariado"; "despertar para a cultura como um valor a preservar e a incentivar"; "promover hábitos de leitura" e "promover espaços de debate e troca de ideias entre jovens, família, escola e Igreja".
De volta ao continente, os jovens da Guarda "não terão nenhuma celebração emblemática" porque nas paróquias e nos arciprestados "os jovens estão mobilizados para viverem este dia junto da suas comunidades" - salientou à Agência ECCLESIA o Pe. Jorge Castelo, director do Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda. Celebrações "mais localizadas", como é caso da "caminhada nocturna dos jovens da Covilhã" porque o Dia da Juventude na diocese da Guarda "será no próximo dia 10 de Junho, onde teremos um festival jovem e uma concentração" - adiantou. Na diocese vizinha de Bragança - Miranda, os jovens não irão a nenhum ponto central da diocese porque "as celebrações serão vividas mais a nível paroquial" com a participação "activa na Procissão dos Ramos". Tal como na Guarda, em Bragança - Miranda, o Departamento da Pastoral Juvenil "apostou no dia 10 de Junho para a grande concentração diocesana" - disse à Agência ECCLESIA o Pe. José Bento Soares. Também em Lamego, a jornada diocesana da juventude "não será dia 13 de Abril, mas a 17 de Maio", como avançou à Agência ECCLESIA o Pe. João Carlos Morgado, director do Secretariado da Juventude de Lamego, mas para o Domingo de Ramos "propomos aos arciprestados que organizem celebrações e vias sacras com os jovens". Este dia será uma "preparação para a nossa jornada diocesana" que terá como tema: "Este é o meu Filho muito amado escutai-O".
Em pleno Alentejo, na diocese de Évora, dia 12 de Abril, haverá uma reunião com responsáveis juvenis dos diferentes grupos e de tarde haverá "um festival jovem" - adiantou o Pe. Manuel Marques. A reflexão matinal terá como base "o documento publicado pela CEP sobre a Pastoral Juvenil e as suas aplicações na diocese" enquanto o festival jovem será subordinado ao tema: "todos chamados ao compromisso", temática do" nosso ano pastoral". Apesar dos esforços, "estamos com sérias dificuldades" relativamente à pastoral juvenil na diocese, particularmente nos "aspectos da mobilização". Se ao nível paroquial "as actividades existem" a nível diocesano "é muito complicado" - finalizou o Pe. Manuel Marques.
Na capital, a Jornada diocesana da Juventude está marcada para os dias 12 e 13 de Abril e o Serviço de Dinamização da Pastoral Juvenil apostou na temática "À Tua palavra lançarei as redes". Um encontro "com Cristo que nos chama a lançar as Redes" e que terá também uma associação "às comemorações do Jubileu da ordenação episcopal de D. José Policarpo" - referiu o Pe. Jorge Anselmo. Uma jornada, a realizar no Colégio dos Maristas, que terá momentos de convívio, reflexão e um encontro com o Patriarca de Lisboa. Na noite desse dia 12 de Abril haverá "vigílias de oração em várias igrejas de Lisboa" e no dia seguinte "uma caminhada para a Sé para participar nas celebrações do Domingo de Ramos" - concluiu o Pe. Jorge Anselmo.