Viagens da Virgem Peregrina em 2003
2003-04-08 22:01:15

Neste ano de 2003, as imagens da Virgem Peregrina de Fátima vão continuar a percorrer várias paróquias e dioceses de Portugal e do Mundo.

As todo as imagens da Virgem Peregrina são sete, sendo classificadas pelo respectivo número. A n.º 1 encontra-se permanentemente no Santuário de Fátima, estando patente na Exposição «Fátima Luz e Paz», no edifício da Reitoria. A n.º 7 foi oferecida em 2001 a Timor-Leste e aí permanece. As imagens n.º 2, 3, 4, 5 e 6 continuam a ser enviadas, a pedido dos párocos e bispos, para todo o Mundo.
Durante este ano, a imagem n.º 2 já esteve na paróquia da Bajouca, diocese de Leiria-Fátima, de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro. Esta mesma imagem irá percorrer a cidade de Queluz desde o 1.º de Maio até 15 de Junho. De Setembro a Novembro percorrerá as dioceses da República Checa, numa iniciativa do Apostolado Mundial de Fátima.
O Brasil será o destino da imagem n.º 3. Durante todo o mês de Maio a imagem da Virgem Peregrina percorrerá a diocese de Porto Alegre. Nos meses de Junho e Julho irá até à Arquidiocese de Botucatu, no estado de São Paulo, e de Agosto a Novembro dirigir-se-á para o estado do Ceará, percorrendo a diocese de Cratéus.
O destino da imagem n.º 4 será várias paróquias italianas de Roma, Milão, Nápoles, entre outras. Estará neste país entre Abril e Julho. Após a estadia em Itália, a imagem peregrina será levada para o Santuário de Nossa Senhora do Líbano. Estará neste país do Próximo Oriente de 12 de Agosto a 16 de Outubro.
A imagem n.º 5 também estará em Itália, mas em Palermo, Cosenza e Brescia, de 3 de Maio a 27 de Junho. Em Agosto, após a Peregrinação Diocesana da Guarda a Fátima, no dia 21, será levada a percorrer esta diocese até ao dia 14 de Dezembro.
A Região da Toscana, na Itália, será o destino da imagem n.º 6, que a percorrerá de 21 de Abril a 7 de Junho. Nesta região as dioceses de Livorno, La Spezia, Pisa, Firenze e Massa Maritima. Está ainda prevista a sua deslocação à paróquia de Carnide, diocese de Leiria-Fátima, de 1 a 28 de Setembro e na primeira quinzena de Outubro uma peregrinação até Sorrentino, promovida pelo Apostolado Mundial de Fátima.

Santuário de Fátima – Reitoria