Casamento com menores de 18 anos dificil na Diocese de Aveiro
2003-04-08 16:08:59

O casamento pela igreja com noivos menores de 18 anos torna-se agora mais difícil na Diocese de Aveiro, e mais complicado se torna se se casam porque a noiva se encontra grávida.

De acordo com uma orientação emanada da Diocese de Aveiro, o Prelado Aveirense, D.António Marcelino recomenda aos párocos da Diocese uma especial atenção nestes casos. Para D. António Marcelino “o facto de se poder casar civilmente aos 16 anos, não obriga, sem mais, a aceitar fazer o casamento religioso” nestas situações até porque – ainda de acordo com o Bispo de Aveiro, “muitos destes casamentos dão em fracasso total”.
Para evitar um maior descalabro neste particular D. António Baltazar Marcelino exorta os párocos da Diocese a não organizar o processo nem a marcar o casamento, sem que antes se tenha “um ou mais encontros pessoais dos párocos com estes jovens que desejam casar pela Igreja”.
Para o Bispo de Aveiro esta decisão não tem a ver apenas com a idade em si mas com “exigências da fé”.