paroquias.org
 

Notícias






Vaticano Lança Glossário Que Revolta Homossexuais
2003-04-01 18:02:31

Os homossexuais italianos estão revoltados com um novo glossário, lançado ontem pelo Vaticano, onde se diz que os gays são anormais e os países que permitem os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são habitados por pessoas "profundamente perturbadas".

O livro, com 900 páginas, já é considerado como parte de uma nova cruzada anti-homossexual.

Com o título "Léxico sobre os termos ambíguos e coloquiais sobre a vida familiar e as questões éticas", o glossário, preparado pelo Conselho Pontifício para a Família, cobre temas como a sexualidade, os perservativos, o aborto, o controlo da natalidade e a manipulação genética.

No capítulo sobre "Homossexualidade e Homofobia", defende-se que esta orientação sexual é fruto de "conflitos psicológicos não resolvidos". E adianta -se que quem quer dar a estas pessoas os mesmos direitos legais na sociedade tenta "negar um problema psicológico que faz com que a homossexualidade agrida o tecido social".

Acrescenta ainda que os heterossexuais têm sido levados a sentirem-se culpados apenas por questionarem a homossexualidade. "Todas as críticas, todas as reflexões sobre o assunto são vistas quase como blasfémia equiparada a crime: o da homofobia", escreve-se no glossário.

Embora digam que nenhuma destas posições é nova por parte do Vaticano, os observadores citados pela agência Reuters consideram o tom muito mais severo. Segundo o maior grupo de apoio a homossexuais em Itália, esta é mais uma cruzada do Vaticano, que conta com o apoio do actual Governo de centro-direita.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia