Portugueses marcam presença em Roma

Portugueses participam no Jubileu
2000-08-20 12:42:24

Cerca de dez mil portugueses participaram no Jubileu do Jovens, ou Jornada Mundial da Juventude como é chamada, que termina, hoje, no campus universitário de Tor Vergata, em Roma.

Quase dois milhões de jovens esperaram, durante toda a tarde de ontem, reunidos na relva, com o Sol a pique, pela vigília da noite, em que a missa foi celebrada pelo papa João Paulo II, o promotor deste grande congresso juvenil que se revelou um autêntico êxito do Jubileu do ano 2000.

Embora cansados pelas caminhadas e calor que se tem feito sentir, os portugueses que se encontram entre as hordas de "papaboys", como são chamados, pela Imprensa, os participantes da jornada, estão satisfeitos. "Valeu a pena. Apesar do cansaço e do calor. Ver tantos jovens, de todos os países, com quem podemos partilhar a fé, a nossa experiência de vida quotidiana a caminho de Deus, com quem podemos conversar, apesar de não falarmos a mesma língua, é de facto fantástico", disse um jovem de 20 anos de Coimbra, citado pela agência Lusa.

O rígido protocolo do Vaticano sucumbiu perante a "invasão" da Basílica de São Pedro por centenas de milhar de jovens que, vestindo calções e camisolas de alças, obrigaram as autoridades católicas a deixar de lado as severas normas dominantes, segundo as quais não é permitido entrar com as pernas, os braços ou o torso descobertos.

Fonte JN