paroquias.org
 

Notícias






Novos catecismos atentos à realidade sociológica
2003-03-27 21:20:47

Depois de passada a fase de decidir o que fazer, as equipas de revisão dos Catecismos estiveram reunidas em Fátima, dia 25 de Março, para ultimar pormenores e "tentar colocar no papel as alterações feitas aos novos catecismos" - disse à Agência ECCLESIA o Pe. José Cardoso, responsável do Departamento da Catequese de Infância e Adolescência do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Nas alterações, "reajustámos as fases da catequese" (actualmente situam-se em cinco fases de dois anos cada) e no futuro "manteremos os mesmos anos mas reagrupámos: na infância duas fases de três anos cada e na adolescência mantêm-se as duas fases de dois anos cada".
Todos os anos do processo catequético "sofrem alterações" mas as "mudanças mais profundas são nos três primeiros anos". Como a realidade sociológica evoluiu, "tivemos em conta que a catequese contemple o primeiro anúncio" porque "há muitas crianças que chegam à catequese sem chamada "catequese familiar"". Com as revisões dos catecismos, os dois primeiros anos serão "mais introdutórios" realçou o Pe. José Cardoso. As intuições fundamentais dos anos seguintes (quatro, quinto e sexto) mantêm-se mas "com temas novos e nova orgânica". Os catecismos da idade da adolescência terão "novas formas de apresentação e novas dinâmicas" apesar dos temas serem praticamente iguais.
Simultaneamente com a revisão destes dez catecismos estão também "em marcha os processos para dois novos catecismos: um destinado às crianças que chegam à catequese sem Baptismo e outro como preparação específica para o Crisma" - adiantou o Pe. José Cardoso. A previsão de entrada em vigor destes novos catecismos aponta "para o ano lectivo de 2004/05".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia