PADRES VÃO TER PENSÕES MAIORES
2003-03-23 10:56:06

As dioceses de Braga e Viana do Castelo estão a estudar a possibilidade de criar um fundo de pensões através do recurso a instituições financeiras, para garantir uma espécie de suplemento de reforma aos sacerdotes que já não se encontram no activo.

Trata-se de um projecto inovador que recolhe o agrado de várias figuras da Igreja – nomeadamente os sacerdotes – e que sempre constituiu uma das prioridades de acção do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, desde o início do seu mandato, há quatro anos atrás.

Actualmente, a maioria dos sacerdotes idosos das dioceses minhotas auferem cerca de 200 euros mensais, a título de pensão mínima, o que os deixa em situação de grande dependência de terceiros. O objectivo é criar uma espécie de «Plano Poupança Reforma», que permita reunir fundos para garantir aos padres uma espécie de suplemento a esta reduzida reforma.

Uma das possibilidades é constituir um fundo de pensões com os descontos dos cerca de 700 sacerdotes que actualmente exercem funções nas duas dioceses minhotas. Ao descontar para o referido fundo, os padres no activo também já estariam a amealhar para garantir um suplemento à sua própria reforma.

D. Jorge Ortiga tem feito contactos exploratórios com diversas entidades bancárias e instituições financeiras, mas apesar de haver várias hipóteses em estudo, ainda não foi encontrada uma solução definitiva sobre a forma como este fundo deverá ser constituído e sobre qual será o montante do suplemento à pensão.

Amanhã, a Fraternidade Sacerdotal de Braga e Viana – encarregue deste processo – reúne em Assembleia-Geral para avaliar, pelo menos, duas propostas.
Por seu turno, os sacerdotes têm manifestado apreço pela ideia de complemento de pensão e a maioria defende mesmo que este projecto já deveria ter sido implementado antes.

Fonte CM