Semana da Caritas - Nota Pastoral de D. António Braga, Bispo de Angra
2003-03-16 13:18:23

De 16 a 23 de Março p.f, realiza-se, a nível nacional, a Semana da Caritas, subordinada ao tema: «Sem Barreiras, nem Fronteiras».
É uma oportunidade para promover, dentro da caminhada quaresmal, «a cultura da solidariedade», tendo presente nomeadamente a problemática relacionada com o novo fenómeno da imigração.

1. Na Sua Mensagem para a Quaresma deste ano, o Papa deixa uma proposta concreta: «Desejo vivamente que a Quaresma seja para os crentes um período propício, para propagar e testemunhar o Evangelho da Caridade em todo o lugar, pois a vocação à caridade constitui o âmago de toda a autêntica evangelização».

Assim, o Santo Padre propõe, nesta Quaresma, opções corajosas de altruísmo e de generosidade, inspiradas no «amor de Deus infundido nos nossos corações».

Não se trata, pois, de mera filantropia, por mais meritória que seja. Para o cristão, o imperativo do «dar e dar-se» inscreve-se na «caridade de Cristo», manifestação de Deus-Amor.

Aqui está a fonte original da verdadeira inspiração da Caritas. Isso não tem nada a ver com a «caridadezinha», que subestima a promoção da justiça. A Caritas, mais do que central de assistência, é uma causa humana, com uma profunda envolvência cristã.

Nós cristãos, só seremos «luz do mundo e sal da terra», na medida em que formos instrumentos credíveis e eficazes da Caridade de Deus.

2. A nível de Diocese, vivemos um momento crucial e importante de reorganização do Serviço da Caridade. Neste ano de 2003, será implementada a aplicação dos novos Estatutos, recentemente aprovados, em que se configura a Caritas dos Açores, como uma Federação das Caritas de Ilha, vocacionadas a agir «no terreno». Isso implica a multiplicação dos «Núcleos Paroquiais da Caritas», ou o apoio e a coordenação dos grupos e movimentos de solidariedade existentes.

A Semana da Caritas é um momento privilegiado para darmos corpo a esta nova dinâmica.

Culminará no Dia da Caritas, a 23 de Março, em que os ofertórios das Missas Dominicais serão destinados às actividades da Caritas.

Esses ofertórios serão entregues às Caritas de Ilha, que farão chegar à Caritas Diocesana a percentagem estabelecida nos Estatutos. Onde não houver Caritas de Ilha, a entrega será feita à Caritas Diocesana, directamente ou por intermédio da Câmara Eclesiástica.

3. Foi grande a generosidade, expressa na Campanha Nacional «Fome em Angola, Urgência da Caridade» - promovida no último trimestre de 2002. Nos Açores, a Campanha rendeu 14.639,92. O cômputo nacional ultrapassou todas as expectativas: 1.243.261, 20 Euros. Isso permitiu o envio à Caritas de Angola de donativos financeiros e de géneros, para fazer face às carências mais prementes.

Apesar da situação difícil, que o Pais e a Região atravessam, a nossa caminhada quaresmal de conversão exige que não nos deixemos dominar pela lógica do ter, mas pelo amor gratuito e solidário. Criados à imagem e semelhança de Deus-Amor, só nos realizamos como seres humanos e como cristãos na partilha do supérfluo e até do necessário. É que «a felicidade está mais em dar do que em receber» (Act 20, 35).

+ António, Bispo de Angra
Angra, 8 de Março de 2003.

----------------------------------------------------
Apontadores