paroquias.org
 

Notícias






Comunicado da Secção Portuguesa da Pax Christi
2003-03-16 12:04:02

A Direcção da Secção Portuguesa da Pax Christi, reunida hoje, 15 de Março de 2003, em Lisboa, expressando a sua profunda inquietação diante do possível conflito internacional com o Iraque, vem manifestar, mais uma vez, a esperança e a exigência de que sejam os critérios da cultura da paz a presidir à solução da crise em foco.

Que as orientações morais e os princípios do direito internacional, que se reclamam da verdade, da justiça, da liberdade e da solidariedade, enunciados pelo Papa João XXIII na Encíclica Pacem in Terris e pelo Papa João Paulo II, na Mensagem da Paz do dia 1 de Janeiro de 2003, constituam a verdadeira arte de pensar da nossa civilização.

Que não haja mais guerra! Que a loucura de uma guerra preventiva não ocorra nunca! Que as agressões contra a paz sejam solucionadas, paciente e corajosamente, porque os princípios do diálogo internacional exigem audácia e persistência. Que a nova ordem moral assente em valores e nunca em conveniências.

Que os líderes reunidos amanhã nos Açores tenham presentes estes princípios e valores, bem como os apelos à paz lançados pelos povos de todo o mundo. Manifestações, comunicados, momentos de reflexão e oração não podem ser ignorados por aqueles que foram eleitos tendo, por isso, a responsabilidade de procurar o bem comum.

A Pax Christi Secção Portuguesa está presente no Encontro Inter-religioso pela Paz que se realiza amanhã, dia 16 de Março na FIL (Pavilhão nº 4), cuja realização considera extremamente importante. Este Encontro tornou-se, ainda, especialmente oportuno pelo facto de coincidir com a Cimeira dos Açores.

Que a paz, “sem vencedores nem vencidos”, seja o melhor caminho para a Páscoa!


Lisboa, 15 de Março de 2003

Pax Christi Secção Portuguesa

D. Januário Torgal Ferreira, Presidente;
Maria Luísa P. França de Oliveira, Vice - Presidente;
Isabel Maria Machado Costa, Tesoureira;
Maria Luísa Francisco, Vogal;
Manuel Gomes Quintãos, Vogal;
Dilma Quaresma Pereira, Vogal;
Gonçalo Nuno Machado Costa, Vogal;
Maria Margarida Saco, Secretária-Geral


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia