paroquias.org
 

Notícias






Docentes Universitários aprofundam Mensagem para a Quaresma
2003-03-11 20:35:02

A Pastoral Universitária de Lisboa promoveu, no seguimento de anos anteriores, no primeiro sábado da Quaresma, um dia de recolecção para docentes universitários e investigadores.


Este ano realizou-se no dia 8 de Março, estiveram presentes cerca de uma vintena de professores e a Mensagem de João Paulo II para a Quaresma esteve no centro das atenções. Segundo Helena Neves, directora do referido sector da pastoral, este dia “é destinado a todos os professores da comunidade universitária de Lisboa” e “pretende ser um espaço de oração”.
Com os rebuliços constantes da sociedade, Helena Neves disse á Agência ECCLESIA que actualmente “é difícil rezar” porque “temos dificuldades em retirarmo-nos”. Tirar um dia “do nosso quotidiano para ouvir o Senhor não é fácil” porque “é preciso existir uma certa caminhada”. Para rezar, salienta Helena Neves, “é preciso silêncio” mas os homens de hoje “vivem nas atmosferas do barulho”.

Apesar da investigação implicar isolamento e silêncio, a directora da Pastoral Universitária de Lisboa reconhece que “este é muito fragmentado” por isso hoje “é muito difícil também fazer investigação”. Um encontro orientado por D. Manuel Clemente que ajudou os docentes a reflectir sobre “a felicidade está mais em dar do que em receber”, tema da Mensagem da Quaresma para este ano.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia