Papa convida os jovens a construir a paz
2003-03-11 20:33:40

Um convite aos jovens de todo o mundo para que sejam construtores da paz foi feito hoje por João Paulo II, na sua mensagem para a XVIII Jornada Mundial da Juventude, a ser celebrada no Domingo de Ramos, 13 de Abril, nas Igrejas locais.

“Neste tempo ameaçado pela violência, o ódio e a guerra, testemunhai que só Jesus pode dar a verdadeira paz ao coração do homem, às famílias e aos povos da terra. Empenhai-vos em procurar e promover a paz, a justiça e a fraternidade”, afirma o Papa.
João Paulo II convida também os jovens a confiar em Maria, sobretudo nos momentos de dor. O tema escolhido para a Mensagem está mesmo em relação com o Ano do Rosário: “Eis a tua mãe” (Jo 19, 27).
“Caros jovens, vós sabeis que o cristianismo não é uma opinião, não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo!”, recorda o Papa, pelo que “encontrar Jesus, amá-lo e fazê-lo amar é a vocação cristã”, onde Maria “ajuda a entrar numa relação mais verdadeira, mais pessoal com Jesus”.
De aqui vem outro convite de João Paulo II: “não vos envergonheis de recitar o Rosário, a caminho da escola, na Universidade ou no trabalho, na estrada e nos transportes públicos; habituai-vos a recitá-lo entre vós, nos vossos grupos, movimentos e associações. Esta oração ajudar-vos-á a ser mais fortes na Fé, constantes na Caridade e perseverantes na Esperança”.
O testemunho dos jovens é mesmo uma das necessidades mais urgentes para a humanidade, destaca João Paulo II. “A humanidade tem uma necessidade imperiosa do testemunho dos jovens livres e corajosos, que ousem ir contra a corrente e proclamem com força e entusiasmo a própria Fé em Deus, Senhor e Salvador”, conclui.

Os temas das próximas Jornadas serão “Queremos ver Jesus” (Jo 12,21) em 2004 e “Viemos para adorá-lo” (Mt 2,2) em 2005.