Padres precisam-se
2003-03-11 22:13:07

Há em Portugal perto de 3 mil e duzentos sacerdotes com média etária acima dos 60 anos, para 4370 paróquias e os mais variados serviços desde as associações e organizações diocesanas até aos serviços confiados à Igreja: na assistência, na educação e na catequese.

A Igreja católica portuguesa decidiu criar um serviço nacional de vocações (SNV) com o objectivo de mobilizar os jovens na apetência por causas nobres, entre elas o desafio de aceitarem ser padres.
A campanha terá de passar por uma mobilização pessoal, pela família, pela comunidade paroquial e diocesana. Só num ambiente que estimule o compromisso cristão da vida toda é que poderão surgir vocações sacerdotais.
Pessoalmente o jovem sente-se desmotivado pelo ambiente de comodismo, pela vida fácil, pela falta de valores éticos e morais, por uma cultura do vazio, pelo medo de falhar.
A família que devia ser a "Igreja doméstica" e a grande escola da fé encontra-se muitas vezes desunida, está enferma, não é coluna duma vida social equilibrada. Como poderão nascer vocações de serviço e de opção para a vida inteira, quando os pais não são capazes de viver num clima familiar de amor, de respeito, de carinho e de paz?!
Na comunidade se reforçam as vocações, numa catequese bem sólida, numa assembleia paroquial que reza e canta, num ambiente comunitário em que há entreajuda e espírito de verdadeira reconciliação.
No dia 11 de Maio data universalmente dedicada na Igreja à oração pelas vocações, surgia a primeira acção da campanha vocacional. "Rezai para que o Senhor da messe mande os operários necessários".
A Igreja não é como uma empresa com falta de quadros. A vocação de serviço é uma opção voluntária por toda a vida.
Não podemos esquecer todos os ingredientes que entram no nascer e desenvolver de uma vocação sacerdotal: capacidade da pessoa para aceitar grandes ideais, família com fé profunda, comunidades que estimam e estimulam seus sacerdotes, padres que testemunham a felicidade de o serem. O apreço dos meios de comunicação social, rádio, TV, imprensa, pelas vocações de serviço à comunidade como o sacerdócio e o voluntariado. Temos assistido, geralmente, ao desprezo destes meios.
E não esqueçamos que no caso do sacerdote exige-se o apelo do Espírito como elemento essencial.
Ninguém deve ter medo de falhar, porque a força do Espírito não abandonará, com a sua presença, os chamados que responderem generosamente ao apelo de Deus e dos imãos.
Padres precisam-se! Porque não tu?!

Armando Soares
Revista BOA NOVA