paroquias.org
 

Notícias






LITURGIA FAMILIAR EM TEMPO DE QUARESMA: segunda semana da Quaresma
2003-03-16 13:02:58

Proposta de breve oração em família, centrada na Palavra de Deus. Esta liturgia familiar pode ser acompanhada de músicas ou cânticos e de tempos de silêncio.

SINAL DA CRUZ

1. ABERTURA

Colocar uma cruz em cima da mesa.

A mãe diz: Há dias em que perguntamos o que é preciso fazer, ou o que seria melhor para nós. O mundo à nossa volta convida-nos a realizar a nossa vida, está bem. Mas Deus convida-nos também a realizar a nossa vida. Jesus conseguiu realizar a sua vida? Se sim, qual o sentido do Sinal da Cruz? É certamente um grande mistério para nós. Peçamos ao Senhor que nos ajude a compreendê-lo.
Todos fazem o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2. PALAVRA

Uma criança lê 1 Coríntios 1,22-25.

O pai diz: Às vezes, a sabedoria da Deus não vai ao encontro da sabedoria dos homens. Os homens dizem: é preciso fazer tudo para se ser bonito, rico, poderoso e forte. Deus responde por Jesus e Jesus crucificado. Talvez seria bom reflectir o que quer dizer, por vezes, o insucesso, a fraqueza, na nossa vida. Hoje, o Senhor convida-nos a isso...

3. GESTO SIMBÓLICO

A mãe pega na cruz e apresenta-a a todos os membros da família.
Depois de um momento de silêncio, reza-se o Pai Nosso.

4. BÊNÇÃO FINAL

O pai diz: Bendito és tu, Senhor Deus, Pai do céu e da terra, deste-nos uma lei de amor e de paz, que faz de nós homens em pé e a caminho.
O pai diz: Bendito és tu, Senhor Deus, pelo teu Filho Jesus que, pela sua cruz, abre-nos à sabedoria, convidando-nos a construir um mundo novo.
Uma criança diz: Bendito és tu, Senhor Deus, pelo Espírito que faz de nós profetas capazes de assumir os riscos da palavra e da vida.
Todos: Amen.


Adaptado de "Chemins de Pâques 1994"
pelo P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia