5 de Março: Dia de Oração e de Jejum pela Paz
2003-03-04 08:42:44

No Angelus de 23 de Fevereiro, o Santo Padre convidou “todos os Católicos a consagrar, com uma intensidade particular, o dia de 5 de Março próximo, Quarta-feira de Cinzas, à oração e ao jejum pela causa da paz, e em particular pela paz no Médio Oriente”. No mesmo contexto, o Papa pediu que, de cada santuário mariano, “se eleve ao Céu uma oração ardente pela paz através da recitação do Santo Rosário”.

Partilhando a preocupação do Santo Padre e sublinhando a importância e a urgência desta exortação, o Conselho Pontifício Justiça e Paz sugere que “a recitação do Santo Rosário nos santuários marianos constitua um momento público e solene, que utilize igualmente a Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, Pacem in terris: um compromisso permanente, como texto de referência para a reflexão”.

O Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) de 11 de Fevereiro sobre a causa da paz pode constituir também um apoio à reflexão, assim como o apelo à paz, saído do colóquio “A África e a União Europeia: Parceiros na solidariedade. Contribuição da Igreja” (Lisboa, 28 de Fevereiro).

Em Portugal, todas as Dioceses promovem iniciativas para celebrar este Dia de Oração e de Jejum pela Paz.

Algarve:
- Faro - Igreja Catedral - 21.00h - Vigília de Oração, presidida por D. Manuel Madureira Dias.

Funchal:
Sé -18 Horas - "Em todas as paróquias, se atenda ao pedido do Papa e convida todos os que puderem para se unirem a esta cruzada universal pela Paz, participando na missa e na imposição das cinzas na Catedral do Funchal". (D. Teodoro Faria)

Lisboa:
- Igreja de Nossa Senhora de Fátima - 21.30h - celebração do Rosário, presidida por D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa e Presidente da CEP.

Porto:
- Sé - 21h30 - "Eucaristia de Bênção e imposição das Cinzas, faremos dessa Celebração um momento central da Jornada Diocesana pela paz. Também ali recitaremos o Rosário a partir das 21 horas" (D. Armindo Lopes Coelho).