Porto - Jornada Diocesana pela paz
2003-03-03 21:56:00

No próximo dia 5 de Março inicia-se a Quaresma, “tempo forte de oração, de jejum e de compromisso, ocasião propícia para corajosas opções de altruísmo e generosidade”, como diz o Santo Padre para a Quaresma de 2003.

Reflectindo sobre a situação preocupante da eventualidade de uma próxima guerra no Iraque, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, em comunicado de 11 de Fevereiro, congratulava-se com os esforços persistentes do Papa João Paulo II a favor da paz e identificava-se “com os princípios que tem apontado para a sua construção”.
Entretanto, dirigindo-se aos fiéis no passado dia 23 de Fevereiro, como tem sido divulgado pela Comunicação Social, o Papa lembra que os cristãos são chamados a ser “sentinelas da paz” e convida-nos a dedicar o próximo dia 5 de Março, quarta-feira de Cinzas, à oração e ao jejum pela causa da paz.
Identificando-nos com os princípios e apelos do Santo Padre em favor da paz e contra a guerra, apelamos aos nossos diocesanos para vivermos em comunhão com o Papa nessa quarta-feira de Cinzas, nomeadamente através das seguintes práticas que nos são recomendadas:
1. Recitação do Rosário nos santuários marianos, nas paróquias e nas famílias;
2. Jornada de jejum, como expressão de penitência pelo ódio e violência que mancham hoje as relações humanas.

Estando prevista para a Sé Catedral nesse dia 5 de Março, às 21h30, a Eucaristia de Bênção e imposição das Cinzas, faremos dessa Celebração um momento central da Jornada Diocesana pela paz. Também ali recitaremos o Rosário a partir das 21 horas.
E esperamos que em toda a Diocese os fiéis ofereçam o sacrifício do jejum e, nas celebrações para que forem convocados, rezem em sintonia de oração pela paz, tão ameaçada neste momento.

Porto, 27 de Fevereiro de 2003
+ Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto