paroquias.org
 

Notícias






Jornal do Vaticano elogia a obra de Tolkien
2003-03-01 11:44:57

O jornal da Santa Sé, L Osservatore Romano, na sua edição do dia 27 de Fevereiro, publicou um comentário de grande elogio à obra de J.R.R. Tolkien «O Senhor dos Anéis”, dizendo que esta transmite «ecos do Evangelho».

O artigo sem assinatura publicado por L Osservatore Romano afirma que a obra literária de Tolkien «tem um encanto com o qual nos seduz, e destaca um significado mais profundo do que é imediatamente aparente».

Segundo o jornal, o mundo de fantasia de Tolkien é «como uma projeção do mundo real, onde os homens se vêem agitados pelas paixões, impulsionados por sentimentos, escravos do egoísmo, mas abertos a valores como a amizade, a lealdade, a generosidade, o amor que é até mais forte que o desejo de poder que devasta a humanidade».

A obra de Tolkien, segundo o jornal do Vaticano, expressa «uma sorte de teologia», porque embora O Senhor dos Anéis fale através de imagens e sinais: «Quando a fé inspira o pensamento e a vida, não é necessário chamar a atenção a esse respeito; porque se irradia através de tudo o que faz».


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia