Anunciar o Evangelho aos recém-chegados
2003-02-25 21:21:25

O problema do anúncio do Evangelho perante os fluxos migratórios estará em discussão entre 25 e 28 de Fevereiro, na Itália, juntando mais de 500 participantes no Congresso “Todos os povos hão-de ver-te. A missão ad gentes na nossa terra”.

Promovido pela Fundação “Migrantes” e o Secretariado italiano para a cooperação entre as Igrejas, o Congresso pretende que a Igreja italiana “tome consciência do trabalho primário da evangelização em cada Igreja local junto dos imigrantes”, revela D. Luigi Petris, director da “Migrantes”.
A sociedade europeia tem vindo, cada vez mais, a definir-se como multiétnica e multireligiosa, pelo que o problema da evangelização junto dos imigrantes se reveste de uma especial importância.
“Pretende-se favorecer a inserção dos imigrantes nas comunidades eclesiais e perceber quais os melhores meios para evangelizar estes irmãos”, explica D. Giuseppe Andreozzi, director do Secretariado italiano para a cooperação entre as Igrejas.
A Itália tem, neste momento, mais de 1,5 milhões de imigrantes legalizados e mais de meio milhão de ilegais, dos quais cerca de 30% são católicos.