Paróquia de S. João de Deus sai à rua para comemorar 50 anos de vida
2003-02-25 21:20:42

A paróquia de S. João de Deus, em Lisboa, saiu à rua para comemorar os 50 anos de existência. Instalou uma Tenda em plena Praça de Londres e de 14 a 23 de Fevereiro foi um espaço aberto para todos aqueles que quiseram entrar e conhecer a história de 50 anos de evangelização.

A “Tenda da Esperança” , como foi denominada “Tratou-se de um testemunho de vida da igreja” afirmou à Agência Ecclesia Bernardo Correia, um dos organizadores desta iniciativa. Dentro da Tenda as fotografias a preto e branco mostravam os inícios da construção da igreja e da vida paroquial desta comunidade. E muitos dos que por ali se encontravam confirmavam as diferenças provocadas pela passagem do tempo. Hélia Pimenta era uma das visitantes na altura em que a Agência Ecclesia visitava a Tenda. Moradora nesta zona da cidade há 58 anos recorda o tempo em que a actual Praça de Londres era bem diferente. “Não havia aqui nada, nem havia a Avenida de Roma. Eram tudo quintas”. Hoje o panorama é bem diferente e os prédios foram crescendo à medida que o trânsito foi quebrando o silêncio das antigas quintas.
A pequena comunidade existente à 50 anos foi crescendo e com ela foram nascendo movimentos dando vitalidade à vida paroquial. Foi essa vitalidade que esteve exposta nesta Tenda onde um café e uns bolos davam as boas vindas aos visitantes.

Do preto e branco às cores por aqui passou a história de 50 anos de evangelização. Do púlpito da igreja para o púlpito do mundo através das auto-estradas da informação, onde três computadores permitiam ao visitante uma visita virtual pela história e pelos novos caminhos da evangelização nas paginas da Paróquia de S. João de Deus na Internet.

Inúmeras actividades preencheram os dias desta iniciativa. Desde a música à oração passando por variadas conferências. Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica de várias escolas deram uma ajuda e responderam à pergunta “E Vós quem dizeis que Eu sou?”. Os trabalhos realizados foram expostos na Tenda.
Esta iniciativa integrou-se na preparação do Congresso Internacional para a Nova Evangelização que se realiza entre 2003 e 2006 em quatro cidades europeias. Viena será a primeira a receber o Congresso entre 23 de Maio a 1 de Junho deste ano. Em 2004 será a vez de Paris, em 2005 Lisboa e por fim Bruxelas em 2006.