Manifesto Ecuménico Jovem Contra a Guerra
2003-02-17 21:14:38

«Sim ! Também nós acreditamos e por isso falamos» ( II Corintios 4, 13)

Sim! Somos jovens e somos cristãos, que provindos de diversas Igrejas Portuguesas acreditam que a fé em Jesus Cristo, Senhor da Igreja una, comporta sempre uma dimensão de intervenção cívica e política na defesa da justiça e da paz. A promoção de uma cultura de paz e de serviço tem estado presente no nosso caminhar conjunto, servindo de tema aos Fóruns Ecuménicos Jovens, eventos de dimensão nacional, que se têm vindo a realizar nos últimos anos, e que têm congregado jovens de todo o pais e de diversas Igrejas.

Sim! Acreditamos que a diversidade de raças, culturas e religiões que compõem a humanidade não devem constituir factor de exclusão ou de contenda entre os povos. Acreditamos na importância decisiva, neste inicio de milénio, do diálogo inter-religioso na promoção de um maior conhecimento e cooperação entre povos e na promoção de valores éticos e morais comuns. Não acreditamos na pretensa oposição entre Ocidente e Oriente, entre o Norte e o Sul, entre a cultura judaico-cristã e o Islamismo ou outras religiões. Não acreditamos que haja povos superiores a outros mas acreditamos que somos todos membros de uma mesma família que partilha um mesmo destino comum.

Sim! Acreditamos que a guerra é a «derrota da humanidade», e que «é a mais grave e imoral violação dos direitos humanos». Não acreditamos na guerra como não acreditamos em qualquer forma de terrorismo como meios para atingir determinados fins. Acreditamos no poder do diálogo e no respeito pelo direito e pelas regras de convivência internacional, como factores essenciais para evitar o actual conflito com o Iraque, que a ter lugar, trará consequências difíceis de prever e de conter para a humanidade.

Sim ! Acreditamos que o espírito das bem aventuranças proclamadas por Jesus Cristo, de que «felizes são os que procuram a paz entre os homens, porque Deus lhes chamará seus filhos», contem a única força capaz de no coração de cada homem e mulher, eliminar a semente da guerra e da violência que gera os nossos conflitos colectivos. Acreditamos na não violência activa e revemo-nos no exemplo de muitos homens e mulheres das mais diversas culturas e religiões cujo testemunho de vida e em muitos casos de morte tem constituído semente de um novo mundo.

Por aquilo em que verdadeiramente acreditamos, vimos por este meio apelar a todos os jovens e homens e mulheres de boa vontade, independentemente do seu credo político ou religioso, para que não se demitam do papel único e insubstituível que cada um tem, na procura de soluções pacificas e duradoiras para este conflito e na construção de uma cultura de paz que decididamente elimine conflitos futuros.

Os jovens Católicos Romanos, Lusitanos, Metodistas e Presbiterianos membros do Grupo Ecuménico Jovem.

Leiria, 11 de Fevereiro de 2003.