João Paulo II pede colaboração à Igreja Ortodoxa da Grécia
2003-02-17 21:13:34

O actual momento da Europa exige que as Igrejas assumam um papel decisivo na definição da sua identidade e desenvolvam uma colaboração mais estreita.

João Paulo II desafia o Arcebispo ortodoxo de Atenas e toda a Grécia, Christodoulos, a “superar o nosso passado de divisões, incompreensões e afastamento recíproco” para assumirem um papel decisivo na construção da nova Europa.
A mensagem foi entregue pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, durante a visita de uma delegação oficial da Santa Sé a Atenas, de 10 a 14 de Fevereiro.
O Papa afirmou que “o que está em jogo é a promoção, na Europa, de todos os valores humanos e religiosos, do reconhecimento das Igrejas e das comunidades eclesiais, da tutela da sacralidade da vida e da salvaguarda da criação”.
Christodoulos saudou “o novo período de sincera colaboração” entre a Igreja Católica e Ortodoxa neste conjunto de preocupações comuns.