MENOS CONFISSÕES NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA
2003-02-10 14:21:32

Segundo dados do Centro de Comunicação Social (CCS) do Santuário, em 2002 efectuaram-se 192.626 confissões na Capela da Reconciliação, o que significa uma diminuição de 11.171 absolvições sacramentais, relativamente a 2001.

Para Sérgio Carvalho, coordenador do CCS, esta quebra está relacionada com o facto de terem baixado as peregrinações organizadas e aumentado as peregrinações em família.

Segundo o responsável, ao deslocarem-se a Fátima em pequenos grupos familiares, os peregrinos mantêm a sua ligação territorial, preferindo confessar-se na paróquia de origem. Por outro lado, os fiéis têm hoje “um pensamento diferente do que é a Igreja e o conceito de pecado. Podem confessar-se menos, mas são cada vez mais conscientes”. É por isso que “decrescem as filas das confissões e aumentam as da comunhão”, adianta.

A FÉ EM NÚMEROS

PORTUGUESES
O número de confissões de portugueses na Capela da Reconciliação não passou, em 2002, de 166.236, ou seja, menos 7.489 do que no ano anterior, quando se registaram 173.725.

ESTRANGEIROS
No ano passado confessaram-se na Capela da Reconciliação 26.390 estrangeiros, menos 3.682 do que em 2001.

MESES DE EXCEPÇÃO
Os únicos meses a contrariar a tendência geral de decréscimo do número de confissões de portugueses foram Janeiro, Fevereiro, Março, Maio e Novembro. Março destacou-se com mais 4.891 confissões em relação a 2001, mas Maio permaneceu o mês mais importante.

VISITA EM DEZEMBRO
Já entre os estrangeiros, embora, em 2002, Agosto tivesse sido o mês de maior afluência, foi em Dezembro que se registou o mais surpreendente acréscimo de confissões: 803.

Fonte CM