paroquias.org
 

Notícias






Um Calendário para Conhecer as Várias Religiões
2003-02-01 21:46:56

As festas começam já amanhã, com o dia do Buda Shakyamuni, dedicado à meditação. No domingo, são os cristãos católicos, ortodoxos e anglicanos que celebram a apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém. Na próxima quinta-feira, será o Festival da Primavera, ou Vasant Panchami, dos hindus. Nos dias 11 e 12, é a altura dos principais ritos da peregrinação islâmica a Meca, um dos cinco pilares do islão.

Tudo isto está no primeiro calendário inter-religioso publicado em Portugal. Iniciativa do Secretariado Entreculturas, do Ministério da Educação, e das Paulinas Editora, ele pretende "combater" o desconhecimento do que é cada religião, e que se pode tornar um dos "perigos maiores" para a coesão social que resulta da diversidade, como refere Peter Stilwell, padre e teólogo católico, na apresentação do mesmo.

A diversidade manifesta-se desde logo do modo como cada credo assinala o tempo: "Enquanto uns festejam, outros jejuam; o dia de trabalho para uns é de descanso, ou dia santo para outros", escreve Stilwell, a propósito deste calendário original. Aqui se registam "as mais representativas" festividades do budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo e judaísmo. Com o nome "Celebração do tempo", inclui, na última página, uma descrição breve de cada uma dessas religiões. Os princípios doutrinais, os fundadores, os textos sagrados, os dias ou locais mais importantes e os números de crentes são dados apresentados neste conjunto.

Aqui se fica a saber, por exemplo, que nas festas budistas "impera a preocupação de criar muitos espaços de silêncio, propícios à meditação". Que os ensinamentos de Jesus se resumem à frase "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Que o hinduísmo é "o resultado de uma evolução sincrética dos cultos védicos (indo-europeus) com os cultos autóctones do Vale do Indo, a partir de 1700 a.E.C." (antes da Era Comum, a designação adoptada em vez de Antes ou Depois de Cristo). Que o islamismo repousa sobre os cinco pilares: a profissão de fé em Deus, a oração, a caridade, o jejum e a peregrinação a Meca. E que o judaísmo professa a afirmação de que "Deus (YHVH) é Único e Eterno Criador do Universo".

Também se registam curiosidades: os três países do mundo com maior número de muçulmanos são a Indonésia (cerca de 170 milhões), o paquistão (c. 140), o Bangladesh (c. 107) e a Índia (c. 104); a maior comunidade de judeus está nos Estados Unidos (cerca de seis milhões, um pouco mais que os cinco milhões que residem em Israel, além de mais três milhões espalhados pelo mundo. Em cada mês, o calendário assinala, através dos símbolos de cada religião, os dias em que se festejam acontecimentos, santos, fundadores ou outras datas de significado especial - só não registando os anos e os meses correspondentes a cada religião. Depois, nas costas da página, essas mesmas festas são explicadas. Fevereiro não é dos meses mais preenchidos. Já o dia 18 de Janeiro teve razões de festa para cristãos, judeus, budistas e hinuds, enquanto 18 de Março é festejado por judeus, budistas e hindus, o mesmo se repetindo a 16 de Abril.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia