paroquias.org
 

Notícias






Estudos Teológicos em Portugal, um longo caminho a percorrer
2003-01-29 17:15:25

O mundo dos estudos teológicos anima-se sempre no final de Janeiro e durante o mês de Fevereiro, tempo escolhido para Jornadas de Teologia e Semanas de Estudos Teológicos, nos núcleos, extensões universitárias e instituições filiadas da Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa.

Estas oportunidades de aprofundamento da Fé são colocadas à disposição de todos os fiéis, com momentos de debate e reflexão que abarcam um vasto leque de temáticas do conhecimento teológico. As iniciativas do ano de 2003 incluem abordagens a questões como “transmissão do património cultural e religioso”, “Escritura e identidade cristã”, “as novas idolatrias e “a Fé e a arte”, mas a verdade é que a procura destes eventos está longe de corresponder ao que seria de esperar num país onde grande parte das pessoas se declara católica. Para Pio Gonçalo de Sousa, director do Núcleo da FT em Braga, “um dos grandes problemas é que apenas as pessoas que descobrem utilidade imediata na Teologia - sejam os seminaristas, sejam os futuros professores de EMRC – procuram formação teológica, pelo que falta motivar o resto dos cristãos para que aprofundem a sua Fé pelo estudo”.
À pergunta sobre se os meios existentes são os necessários para a consolidação deste esforço de divulgação da Teologia, Jorge Cunha, director do Núcleo da FT no Porto, responde que “os meios são proporcionados, porque há poucos alunos e as estruturas são onerosas”. As iniciativas de Estudos Teológicos normalmente congregam antigos alunos, sacerdotes e religiosos, “que são os que mais sentem a necessidade de uma formação contínua”, avança Jorge Cunha. Uma das hipóteses para que o estudo da Teologia em Portugal cative mais pessoas seria avançar com a “profissionalização de leigos para serviços pastorais”, afirma Pio Gonçalo de Sousa.
Apesar de uma considerável produção teológica, seja nas revistas da FT, seja em colecções de estudos de investigação, apenas em 2001, com a Colecção “Estudos Teológicos”, da FT, se planeou e se iniciou a publicação de uma série de manuais de teologia produzidos por autores portugueses. Para Pio Gonçalo de Sousa há dois motivos fundamentais para esta demora na publicação dos manuais: “por uma lado não se sentia necessidade de manuais para os estudantes porque havia muito material disponível em línguas acessíveis; por outro lado, o público em geral não está muito motivado para a produção teológica, o que torna financeiramente inviável a edição de grandes publicações”. Num país com poucos hábitos de leitura, muito menos quando o tema é Teologia, a dificuldade também está do lado de quem escreve: “As pessoas que estão dedicadas à Teologia muitas vezes são sobrecarregadas com uma série de outros encargos”, constata Jorge Cunha, que defende a capacidade teológica dos especialistas portugueses: “nos outros países existe é uma total disponibilidade para a produção teológica, mas em Portugal ainda estamos longe de conseguir isso”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia