Igreja de Lisboa prepara celebração dos 25 anos de Episcopado de D. José Policarpo
2003-01-21 14:02:52

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, celebra no ano corrente 25 anos de Ordenação Episcopal, que aconteceu no dia 29 de Junho de 1978 na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

A organização das cerimónias com que será comemorada esta efeméride ficou a cargo da Comissão Promotora das celebrações do Jubileu Episcopal do Patriarca, constituída pelos quatro Bispos Auxiliares do Patriarcado de Lisboa – D. José Alves, D. Tomaz Silva Nunes, D. Manuel Clemente e D. Manuel Felício – pelos Padres Orlando Leitão, Deão do cabido da Sé Patriarcal, Álvaro Bizarro, ecónomo diocesano, Francisco Espinheira, vice-reitor do Seminário dos Olivais, Manuel Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica Portuguesa e Manuel Luís Marinho Antunes, Coordenador do Conselho Pastoral Diocesano.
Num encontro com os jornalistas, ocorrido hoje, 21 de Janeiro, no Mosteiro de São Vicente de Fora, D. José Alves apresentou a comissão e o programa de actividades, “que privilegia a dimensão pastoral e espiritual”, com o objectivo de “evidenciar a personalidade multifacetada e rica de D. José Policarpo”.

As semanas de 15 a 29 de Junho serão, pois, o momento privilegiado para as celebrações, começando pelo Dia Diocesano, este ano em Fátima, no Domingo da Santíssima Trindade, 15 de Junho. Para D. José Alves, “este será o momento de maior impacto pastoral, onde muitos milhares de fiéis irão em peregrinação como expressão visível de comunhão com o Bispo diocesano”.
No dia 26 de Junho, em que os Bispos portugueses estarão reunidos por ocasião das Jornadas Pastorais, será celebrada uma Eucaristia na Capelinha das Aparições, em Fátima. Nesse mesmo dia, “para homenagear o mestre da Fe e o homem da cultura”, terá lugar o lançamento das obras de D. José Policarpo, na UCP; a edição das obras, coordenada pelo Departamento da Comunicação e Cultura do Patriarcado, será feita pela Universidade Católica Editora em parceria com a Editorial Verbo.

A manhã do dia 28 de Junho será marcada pela bênção do oratório do Centro de Espiritualidade e Cultura “Imaculado Coração de Maria”, no Turcifal, estrutura que irá substituir a Casa de Retiros da Buraca. Também a inaugurar neste ano estará o Museu do Patriarcado, em data a definir.
Para a noite de 28 de Junho está planeado um evento cultural, para a Igreja de S. Vicente de Fora, “inspirado no percurso da vida e missão de D José Policarpo – mormente na sua tese de Doutoramento “Os Sinais dos Tempos” - , com o objectivo de a situar no espaço e no tempo”.
A conclusão deste ciclo comemorativo é o dia mesmo da Ordenação Episcopal do actual Cardeal Patriarca,29 de Junho, com a Ordenação de Presbíteros e Diáconos na Igreja dos Jerónimos.
A este programa acrescentam-se diversa iniciativas pastorais, como a visita à Vigararia da Amadora ou o lançamento de dois itinerários catequético, que coincidem com o Jubileu Episcopal.

Manuel Braga da Cruz, Reitor da UCP, informou também que esta instituição promoverá dois colóquios no mês de Maio, “destinados a agradecer a D. José o papel desempenhado no crescimento e desenvolvimento da Universidade e a perspectivar algo para o futuro”. O primeiro desse colóquios terá como tema “O papel da UCP no contexto das Universidades portuguesas” e ganha especial acuidade porquanto a revisão e assinatura da Concordata implicam, a curto prazo, um decreto regulamentador para a qualidade do Ensino Superior da UCP. O último dos colóquios visará “O papel da Faculdade de Teologia na actividade Pastoral da Igreja”, tendo em conta que o magistério do Cardeal Patriarca já incluiu o desempenho da tarefa de Director desta Faculdade.

O Pe. Jardim Gonçalves, director do gabinete do Patriarca, informou que está prevista uma exposição de “ex-votos” de Santo António, por alturas das festas dos Santos populares, que servirá, provavelmente, para inaugurar o espaço para as exposições temporárias no Museu de Arte Sacra do Mosteiro de São Vicente de Fora. A localização deste Museu foi outra das novidades deste encontro, ficando-se a saber que o edifício do Campo dos Mártires da Pátria, pertença do Patriarcado, passará a ser propriedade da Conferência Episcopal Portuguesa, conforme adiantou D. José Alves.