A paixão da unidade
2003-01-14 12:44:08

Qualquer cristão, católico, ortodoxo ou protestante, consciente de que a falta de comunhão entre as igrejas não corresponde aos desejos de Cristo, sentirá a paixão pela unidade.
Até que os cristãos sejam uma família unida e sem divisões, qualquer um, na fidelidade à sua Igreja, sofrerá para fazer crescer a comunhão entre as igrejas cristãs, renunciando a atitudes de desafeição ou de crítica sem amor e sem verdade. Pôr-se-á, antes, atrabalhar, sem perda de tempo, na espiritualidade de comunhão e em acções conjuntas.

Terá em conta, além do mais, que, numa sociedade, como a actual, marcada pela indiferença religiosa, é não só escandalosa a divisão entre cristãos como a sua inércia no movimento ecuménico, indispensável também para um saudável e ambicioso diálogo inter-religioso.
Os cristãos já terão compreendido que a unidade é um dom de Deus à Sua Igreja, que os torna ainda mais responsáveis face aos desafios do ecumenismo.
Este ano, dos próximos dias 18 a 25, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, por proposta do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Conferência das Igrejas da Europa (e, em Portugal, por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa e do Conselho Português das Igrejas Cristãs), o tema bíblico, para reflexão, oração e acção, é inspirado em S. Paulo: "Este tesouro nós o levamos em vasos de barro".
Unam-se os cristãos, ainda que nas suas diversidades!

Fonte JN