Noviciado: uma fase crucial da Vida Religiosa
2003-01-23 21:10:23

“Uma fase maravilhosa da vida religiosa”. É desta maneira que Inês Pereira, noviça das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, define o período do Noviciado. E adianta: “É aquela etapa do namoro apesar de termos o casamento já marcado”.

Um momento, que na opinião da Irmã Anabela Carneiro, responsável da Comissão de Formação da CNIR e da FNIRF, “é a verdadeira iniciação à vida no Instituto”.
Nas congregações religiosas femininas a duração do Noviciado é de dois anos. Do lado masculino demora quase sempre um ano, apesar “de algumas congregações (Jesuítas e Combonianos) também utilizarem os dois anos” – realçou o Pe. Vasco Pinto Magalhães, jesuíta. Uma etapa “onde os momentos de espiritualidade, oração, estudo de várias matérias e interiorização devem predominar”. Uma “descoberta para a vida comunitária no silêncio interior” – afirma Inês Pereira.
Na vida religiosa, o consagrado/a antes de receber os votos perpétuos percorre um caminho com três etapas: Postulantado, Noviciado e Juniorado. O primeiro período “destina-se ao discernimento” ou então, como refere o Pe. Vasco Pinto Magalhães, “é a pré-etapa da vida religiosa”. O Noviciado é um período “mais intenso de descoberta de si e da comunidade”. O tempo de Juniorado, que tem uma duração de vários anos conforme o Instituto, é o período que antecede os votos perpétuos e onde o religioso já assumiu “um compromisso de vida” – disse a Irmã Anabela Carneiro.
Em relação à crise vocacional que a Igreja vive, a noviça Inês Pereira realça que “os jovens não aderem porque desconhecem”. As vivências actuais “apelam mais à superficialidade e ao consumismo”. E avança: “basta ver a onda de divórcios que existem”. Por sua vez, o Pe. Vasco Pinto de Magalhães salienta que “actualmente os cursos de formação para a vida religiosa têm menos pessoas mas a qualidade é superior, os participantes são mais maduros” – finaliza.