Revelado documento condenatório do Nazismo na Santa Sé
2002-12-21 20:20:55

A agência Zenit apresenta hoje um documento que demonstrar uma clara oposição da Igreja Católica ao nazismo, condenando-o publicamente e com muita dureza.

A inclusão no célebre “Índice” dos livros proibidos do Vaticano da obra mais importante de Alfred Rosenberg, ideólogo do Partido Nazi, intitulada “O mito do século XX”. Quem aprovou esta resolução, no dia 9 de Fevereiro de 1934 (duas semanas depois de Hitler ter nomeado Rosenberg chefe ideológico do Partido Nazi) foi o Cardeal Eugenio Pacelli, futuro Pio XII, o então Secretário de Estado do Vaticano.
O texto latino original, apresentado pela Zenit, explicava os motivos pelos quais se incluía o livro de Rosenberg no “Índice”: “Este livro despreza e recusa completamente todos os dogmas da Igreja Católica, e inclusive os fundamentos da religião cristã. Defende a necessidade de fundar uma nova religião e uma nova Igreja alemã. Enuncia o princípio segundo o qual é necessário que haja uma nova fé mítica do sangue, uma fé em que se acredita na natureza divina do homem, uma fé aprovada pela ciência que estabelece que a raça ariana representa esse mistério que se supera e se substitui aos antigos sacramentos”.