PSP Recuperou Arte Sacra
2001-01-14 21:27:59

Três figuras religiosas que tinham sido furtadas da Igreja Matriz de Cuba a 28 de Dezembro foram recuperadas no sábado na zona de Beja pela PSP daquela cidade, informaram ontem as autoridades.

As investigações, em que está envolvida a Polícia Judiciária, ainda prosseguem.

As forças policiais suspeitam que o furto das peças - Santo António com o menino ao colo, Santa Teresinha de Menino Jesus e Nossa Senhora da Conceição da Rocha - está relacionado com uma rede de tráfico de arte sacra.

O responsável pelo Departamento Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, explicou que as três figuras agora recuperadas estão avaliadas em 550 contos. "Datam deste século e possuem um valor mais devocional do que artístico", afirmou.

O roubo deu-se na noite de 27 para 28 de Dezembro. Os ladrões entraram na Igreja Matriz de Cuba arrombando uma das portas laterais do edifício. "A paróquia de Cuba é uma das mais cuidadosas da diocese e essa igreja já tinha reforçado as portas e janelas. Daí que a situação tenha causado um certo trauma nas pessoas", sublinhou José António Falcão.

O produto do furto incluiu uma caixa de esmolas que ainda não foi recuperada. Segundo o responsável da diocese, os autores do roubo "devem ter-se precipitado na fuga ao ouvirem qualquer barulho, já que a igreja continha peças mais valiosas do que aquelas que acabaram por levar".

Sete igrejas da diocese de Beja, que engloba o distrito de Beja e o litoral alentejano, foram furtadas durante o ano 2000. Noutros três casos, as tentativas de assalto efectuadas não tiveram sucesso.

Um dos casos mais graves, de acordo com José António Falcão, ocorreu também no final do ano em São Pedro de Pomares, uma ermida rural situada na freguesia de Baleizão, concelho de Beja. "Foram furtadas cinco imagens, datadas dos séculos XVI ao XVIII", informou. O eclesiástico desconhece se as peças já foram recuperadas pelas autoridades.

José António Falcão congratula-se pela recuperação das imagens de Cuba. No entanto, ressalva, "é imperioso que se adopte uma estratégia global e nacional para combater este fenómeno, que está a escapar ao nosso controlo". O mesmo responsável defende uma "maior colaboração" entre a Igreja e os ministérios da Administração Interna - que tutela as forças de segurança - e da Justiça - que tutela a Polícia Judiciária.

Apesar dos sete furtos verificados durante o ano passado, a diocese de Beja, que conta com mais de uma centena de igrejas, "não é das mais afectadas em termos nacionais", explicou José António Falcão, acrescentando que, no Sul, a situação é mais preocupante em Évora e em Faro.

Fonte Público