Paróquia de Santa Cecília lançou livro
2002-11-27 21:44:39

Na pretérita sexta-feira, dia 22 de Novembro, na paróquia de Santa Cecília, Madeira, foi efectuado o lançamento de um livro sobre o Convento de São Bernardino.

A cerimónia contou com a presença de D. Teodoro de Faria, Bispo do Funchal, que a propósito daquele convento, que se ergue em Câmara de Lobos, referiu que «o Convento de São Bernardino, com os seus humildes frades franciscanos, atravessou todas as vicissitudes da história da Madeira, desde a destruição pelas aluviões até às lutas e paixões políticas que levaram à sua extinção em 1834. Se o corpo do convento sofreu as convulsões da natureza e abandono dos homens, a «sua alma» continuou sempre viva e actuante, tanto através do carismático Frei Pedro da Guarda e religiosos, como no século passado com a presença e morte santa da religiosa Irmã de São Francisco, Mary Jane Wilson.
O Convento foi morada de santos, dois dos quais Frei Pedro da Guarda e a Irmã de São Francisco Wilson, têm em Roma, introduzidas as Causas de Canonização.»
Disse que na última visita ad Sacra Límina Apostolorum que realizou a Roma, «o Cardeal Secretário da Congregação dos Santos, ao mostrar os processos de canonização da Diocese do Funchal, apresentou em primeiro lugar o de Frei Pedro da
Guarda. Este processo espera ser reaberto, visto o que foi apresentado no século XIX não obedecer aos requisitos históricos e juridicos hoje exigidos para seguir em frente. Já
alertei a Ordem Franciscana em Portugal sobre a conveniência de abrir o processo que obriga a longos estudos históricos sobre a vida e santidade de Frei Pedro. 0 povo, por seu lado, com o apoio de alguns bispos, entre os quais me coloco eu, nunca duvidou da sua santidade nem de recorrer ao bondoso e humilde franciscano nas suas ecessidades.»
O prelado funchalense sublinhou depois que «o bispo do Funchal, D. Manuel Agostinho Barreto, comprou ao Sr. Manuel Joaquim Lopes e esposa, para a Diocese em 1898, por 60.000 reis, o arrumado Convento, tendo em vista a sua recuperação,
principalmente a Igreja, devido em parte à devoção do povo ao Servo de Deus, Frei Pedro da Guarda.
No princípio do século XX o Convento foi seminário e mais tarde sede provisória da nova paróquia de Santa Cecília. Hoje coloca-se de novo a interrogação sobre a finalidade e recuperação do mosteiro e Igreja. A Diocese, legítima proprietária deste conjunto monástico, está aberta às soluções que podem ajudar as populações do Concelho de Câmara de Lobos e de toda a Diocese a terem um espaço e referência
cultural, social e religiosa. Com uma condição: que se respeite a memória espiritual e mística de Frei Pedro da Guarda e da Irmã de São Francisco, Mary Jane Wilson.
Desta maneira, o mosteiro de São Bernardino, fiel à sua memoria, conserva o perfume da humildade franciscana, e toma-se centro atractivo e formativo das novas gerações, como pequena luz a incidir na cultura, formação humana e espiritual do nosso povo.
Assim, o Mosteiro continua a finalidade para a qual foi criado: é um lugar que Deus guarda (Zac. 2,9) à semelhança da Arca da Aliança, um dom para a Igreja local a que pertence.»